Um dos mais famosos sistemas operacionais para servidores, o Red Hat Enterprise Linux 5, será lançado no dia 14 de março, próxima quarta feira. Segundo a empresa, o produto será tão bom quanto os concorrentes SUSE Linux Enterprise Server 10, Windows, Unix e outros sistemas proprietários.
No final de 2006, quando a equipe do Red Hat havia discutido seus resultados fiscais do terceiro trimestre, o chefe executivo Matthew Szulik disse que o produto deveria ser lançado dia 28 de fevereiro. Mas a integração com o sistema de virtualização Xen do XenSource, bem como o grande número de novos recursos, acabou empurrando o lançamento somente para março, mais que o esperado.
O primeiro beta do RHEL 5 foi lançado em 8 de setembro do ano passado, seguido do Beta 2 em 2 de novembro e o RC 1 em janeiro deste ano. Não houve planos de lançamento para o RC 2 e RC 3, pois o código do RHEL 5 já estava sendo testado a partir do desenvolvimento do Fedora Linux.
Entre as novidades, estão a atualização do kernel do antigo 2.6.9 para o 2.6.18, suporte ao Xen, integração com o Red Hat Cluster Suite, suporte para iSCSI, InfiniBand com Remote Direct Memory Access (RDMA), e proteção ao kernel por meio do SystemTap.
O sistema foi desenvolvido com programadores da prórpia Red hat, IBM, Intel e Hitachi. Também é novidade a inclusão do monitor de sistema Frysk, suporte para processadores quad-core X64, e muitos outros recursos e atualização geral nos pacotes.
Para conferir mais sobre o lançamento, acesse:
https://www.cbronline.com/article_news.asp?guid=BAA762B7-84F3-48D0-93B1-18CDC979F9BB