NVRAM baseada em nanotubos de carbono em desenvolvimento

De acordo com a NanoWerk, pesquisadores estão desenvolvendo memórias de acesso aleatório (RAM) não-voláteis baseadas em nanotubos de carbono, prometendo uma alta frequência e velocidade, indo para a faixa de 100 GHz a 1 THz. Esse tipo de memória também promete tamanho e consumo muito menor. Veja o texto extraído e traduzido da NanoWerk:

“Memória de acesso aleatório não-volátil (NVRAM – Non-volatile random access memory) é o nome geral usado para descrever qualquer tipo de memória de acesso aleatório que não perde sua informação quando a energia é desligada. Isso é um contraste com as formas mais comuns de memórias de acesso aleatório, como DRAM e SRAM, que requerem energia contínua para manter os dados. NVRAM é um subgrupo da classe masi geral de memórias não-voláteis, a diferença que é que os dispositivos de NVRAM oferecem acesso aleatório, ao contrário do acesso seqüencial como HDs. A forma mais conhecida da memória NVRAM hoje são as memórias flash, que são encontrados em uma larga variedade de aparelhos eletrônicos, incluindo cartões de memória, aparelhos de MP3, câmeras digitais e telefones celulares.

Um problema com a memória flash é a velocidade relativamente baixa. Como os desenvolvedores de chips e engenheiros encontram dificuldades para esse tipo de memórias, estão focando agora em novos tipos de nanomemórias. A memória de escala molecular promete baixo consumo de energia e alta frequência: imagine um computador que dá um boot imediato ao ligar e que escreve os dados diretamente no HD fazendo o salvamento de algo do passado.

Os desenvolvedores estão projetando blocos para esse tipo de memória usando nanotubos de carnono para a alta velocidade e baixo consumo. O projeto irá permitir que seu uso seja parte dos computadores de escala molecular.

As vantagens dessas nanoestruturas como pontos quânticos, nanotubos de carbono e nanofios oferecerá vantagens muito grandes com relação aos seus predecessores de silício: tamanho muito menor, velocidade e densidade otimizada. Muitos conceitos das memórias de escala molecular estão sendo desenvolvidas atualmente. Objetivos para a próxima geração de memórias deverão ser a não volatilidade e a baixa energia, bem como alta frequência de operação e alta resistência à forças externas.”

Essa é segunda novidade quântica do mês anunciada aqui no Guia Do Hardware.net. Semana passada postamos uma notícia sobre o primeiro computador comercial quântico, veja aqui.

Confira mais sobre a NVRAM nos links:

https://www.nanowerk.com/spotlight/spotid=1449.php

https://slashdot.org/article.pl?sid=07/02/14/1719223

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter e receba nossa seleção de conteúdo sobre tecnologia, games, IA e internet em seu email.
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!