FISL: “The One Laptop per Child Project”

Por:

Palestra: “The One Laptop per Child Project”

por James Gettys

O projeto OLPC (mais conhecido como Laptop de US$ 100), desenvolvido pelo MIT, é um projeto que pretende levar a inclusão digital para países sub-desenvolvidos. O projeto pretende possibilitar que cada criança tenha um laptop desses para estudar.

As especificações dele são algo bem simplificado. O Processador é um AMD Geode GX500 (com 500 MHz), o laptop possui 128MB de Ram. Ao invez de utilizar disco rígido para armazenamento, ele útiliza um SSD com 500MB de memória flash. O laptop vai contar com 3 interfaces USB para conexão de periféricos. Também será possivel utilizar rede wireless, pois ele conta com uma interface de rede 802.11b/g, para o projeto está sendo planejada uma mesh (redes mesh são redes onde cada dispositivos funciona como um access point, se encarrega de além de receber o sinal, envia-lo também) para possibilitar o acesso a internet sem fio. Ele também conta com audio onboard, teclado e touchpad.

Para a tela, de 7″ é utilizado um sistema que lhe permite operar em dois modos. O primeiro, utilizando a luz do sol como backlight, tem uma resolução de 1180×830 monocromática, que pode ser usado para ler um livro por exemplo. O segundo modo a tela roda em 640×480 com o backlight ligado e é claro, colorido.

O design oficial do laptop ainda não está decidido, ele precisa ser algo colorido e divertido, para crianças. Existem alguns modelos, um deles foi fotografado pela nossa equipe.

O projeto pretende entrar em funcionamento logo logo. Este ano serão produzidos de 5 a 10 milhões de únidades, que serão enviadas para alguns países sub-desenvolvidos (o Brasil é um deles) em carater experimental. Se tudo correr bem, em 2007 ou 2008 ele entrará em produção.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X