Usando consoles seriais (curiosidade)

Usando consoles seriais (curiosidade)

Estudando sobre servidores, você ai ver muitas referências a consoles seriais que são, como o nome sugere, uma forma de acessar o servidor (via linha de comando), através de uma porta serial, útil em casos onde o servidor parou misteriosamente de responder via SSH ou outros métodos de acesso remoto.

Mesmo hoje em dia, os consoles seriais ainda são comuns, como uma forma alternativa de acessar o servidor e realizar tarefas de manutenção. Um outro micro da rede tem cabos seriais ligados a vários outros servidores. Quando um deles deixa de responder através da rede, você ainda pode acessar o micro com os consoles seriais (mesmo remotamente) e acessar o servidor através dele. Alguns administradores chegam a deixar um modem programado para receber conexões, como uma última linha de defesa para o caso do switch ou gateway da rede cair e todo o datacenter ficar inacessível remotamente.

Algumas placas mãe oferecem opções no setup para redirecionar toda a saída de vídeo para uma das portas seriais. Isso permite que você veje até mesmo a contagem de memória, mensagens de boot e altere as configurações do setup através do console. É possível ainda configurar o grub para fazer isso a partir do momento em que o sistema operacional começa a ser carregado.

Este tutorial do Linux Journal explica o tema com detalhes:

http://www.linuxjournal.com/article/7206

1

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X