Ver PC’s com Linux à venda no verejo se tornou uma cena corriqueira no Brasil, em parte devido ao programa do PC Conectado. Apesar de muitos integradores venderem micros “igual pão”, muitas vezes com distribuições desatualizadas ou com erros grosseiros de configuração, os micros com Linux vendem bem, devido sobretudo ao preço reduzido.
Este artigo do Madpenguin mostra que esta tendência não se restringe ao Brasil. Mesmo nos EUA existe uma crescente oferta de PC’s com Linux pré-instalado nas grandes redes, quase sempre com o Linspire, Xandros ou SuSe. Assim como no Brasil, as linhas com Linux são sobretudo os PCs mais baratos, que custam tipicamente de 199 a 399 dólares. Apesar de, em teoria, a diferença de preço não fazer tanta diferença para um Americano quanto para um Brasileiro, devido à diferença no poder aquisitivo, os PC’s com Linux também estão entre os mais vendidos.
O artigo também chama a atenção para a questão da margem de lucro dos integradores, que é quase sempre inferior a 5%, muito diferente das margens obtidas pela Microsoft, que beiram os 85%. Deixando de fornecer o Windows pré-instalado, os integradores reduzem o custo dos equipamentos e ganham mais espaço para “respirar”.
Para o consumidor também é bom, pois não é mais obrigado a comprar uma licença do Windows junto com cada PC. Deixa de pagar a “taxa Microsoft” e pode aplicar seu dinheiro em outras coisas; quem sabe um upgrade de memória para fugir dos ridículos 128 MB que muitos integradores andam oferecendo ;).
http://madpenguin.org/cms/html/64/6521.html
Deixe seu comentário