No artigo da webinsider.com.br do Ricardo Banffy, ele questiona o Windows para usuários experientes ao mesmo tempo que avaliza o Linux como pronto para o desktop.
Está lançado o dilema.
Muitos Windows
No Windows as várias versões de Windows para as diferentes línguas e patches de segurança não são compatíveis entre si, isto é, uma instalação de Windows é “mono-idioma” e “…se alguém que não fala português precisar usar essa máquina, esse alguém vai sofrer”, diz ele.
“A Microsoft deve produzir e testar várias versões diferentes de atualizações antes de liberá-las ao público, o que custa muito dinheiro (que eles têm de sobra) e toma bastante tempo (que nós usuários não temos – cada segundo em que uma máquina é vulnerável a um ataque é importante) e permite que se introduzam novos erros (que é intolerável).”
Clipboard
Tecnologia que vem da Apple e não muda desde então no Windows há 20 anos o faz perder a paciência haja vista o “impressionante número de movimentos inúteis que sou obrigado a fazer para essas coisas simples”, já que no Ubuntu, que é a distribuição que ele utilza, e qualquer distribuição Linux, basta clicar com o botão do meio do mouse e… pronto.
A janela de comandos
Algo obsoleto superado e pelo Cgwin “que se passa no Windows para deixá-lo mais civilizado.”
Instant Messaging
Para quem quer um “instant messenger” multiprotocolo, tem que se recorrer a programas externos ou instalar o MSN Messenger e o Windows Messenger, mesmo assim com problemas, enquanto no Linux há diversas opções de programas (Gain Kopete), que rodam ICQ, MSN, Yahoo, AIM e outros ao mesmo tempo.
Instalar programas
Ao contrário que muitos pensam “o tão festejado no Windows é fácil instalar programas” pode trazer muitos outros problemas como incorrer sem ao mesmo saber em pirataria, insegurança para seu computador ao baixar programas com spywares e outras coisa desagradáveis, sem contar a infinidade de “dlls” e outras coisas não necessária que são instalados.
No Linux, de uma maneira mais otimizada, você pode obter uma lista do programas, instalar somente o que é necessário para rodar ele ou atualizar sua máquina com o que de mais recente já foi testado.
Browser
No Firefox a facilidade de navegar com abas, que já está sendo reconhecida e copiada pela Microsoft, leitor em RSS, e melhor suporte a W3C se comparado ao Internet Explorer.
Programs de e-mail
No Windows os 2 Outlooks não tem uma filtragem adequada de spam e a dupla Spam e Outlook compartilhada entre máquinas Windows que usam programas de correio e lista de contatos, o leva a uma clara conclusão, abordada no fim de sua matéria.
Viver com medo
Firewall seria o programa mais importante para o Windows e o segundo o Anti-vírus. Isto sem levar em consideração o “peso” que estes programas trazem ao sistema Windows.
“Usar Windows é viver com medo. Você nunca sabe se aquele programa que você baixou que diz que é legal não vai estragar sua máquina. Você nunca sabe se aquele site estranho que seu amigo indicou não vai acabar instalando algo no seu micro. Ultimamente, até vídeos e imagens têm carregado vírus.”
Seria quase viver com uma “roleta russa” na cabeça – essa é minha.
Vale a pena ler o artigo completo abaixo.
Deixe seu comentário