O Tomshardware publicou um review do OQO (pronuncia-se ou-qui-ou), que é atualmente o menor PC produzido comercialmente. Ele utiliza um design interessante, com uma tela sensível ao toque, como nos palmtops e, ao mesmo tempo, um teclado retrátil, que permite que seja utilizado como um handheld. Com o teclado recolhido, ele mede apenas 12.5 cm x 2.3 cm x 8.64 cm e pesa apenas 418 gramas (já incluindo a bateria).
O processador é o antigo Crusoé TM5800 de 1.0 GHz que, apesar do fraco desempenho, utiliza um sistema radical de gerenciamento de energia, que reduz brutalmente o consumo de baterias. Ele vem com 512 MB DDR (não atualizáveis, soldados na placa mãe), HD de 30 GB e tela de 800×400.
O grande atrativo é que você pode carregá-lo para cima e para baixo, usando-o como um palmtop e, ao mesmo tempo, usá-lo como um PC normal no escritório ou em casa, ligando-o a um monitor externo, e a um mouse e teclado USB. Ele vem com o Windows XP pré-instalado, mas nada impede que você instale outro sistema, dando boot a partir de um pendrive, ou de um CD-ROM USB.
Do ponto de vista técnico ele é extremamente interessante, mas em termos de custo-benefício nem tanto, pois custa US$ 2100. De qualquer forma, ele é uma amostra do que teremos no futuro, dentro da categoria de PCs ultra portáteis (UMPC’s), que começarão a chegar ao mercado a partir do próximo ano.
http://www.mobilityguru.com/2006/03/14/is_the_world/
Deixe seu comentário