O principal fator que dificulta rodar Linux, Windows e outros sistemas operacionais nos Macs baseados em processadores Intel, é o uso do EFI.
O EFI utiliza uma arquitetura modular, bem mais limpa e eficiente, que permite o uso de módulos personalizados para os dispositivos de cada-placa mãe, mantendo (opcionalmente) compatibilidade com o sistema antigo. No caso dos Macs, esta camada de compatibilidade é desativada,de forma a dificultar a vida de quem pretende instalar Linux ou windows em dual boot com o MacOS.
Alguns engenheiros da IBM encontraram uma solução simples para o problema trabalhando nas horas vagas. Surgir então o BAMBIOS que, apesar do nome estranho, resolve um problema complicado de forma engenhosamente simples.
O BAMBIOS é um software compatível com o padrão EFI, que inlui um BIOS completo, incluindo o BIOS da placa de vídeo e outras funções. Ao ser carregado, ele reserva a área de memória normalmente utilizada pelo BIOS e grava todas as funções nos endereços apropriados. A partir daí, você pode rodar qualquer sistema operacional.
O projeto ainda não está concluído, mas parece bastante promissor. Veja mais detalhes no:
http://www.osxbook.com/book/bonus/misc/legacyboot/
Deixe seu comentário