Dicas para reduzir o consumo de memória do Firefox

O Firefox surgiu originalmente como um navegador leve, uma opção rápida para quem não gostava do consumo de recursos e tamanho Mozilla. Ironicamente, conforme foi evoluindo e incorporando novos recursos, o Firefox foi se tornando mais pesado e passou a consumir mais memória. Isso em alguns casos acaba levando também a problemas de estabilidade.

Duas dicas que reduzem bastante o consumo de memória do Firefox são desabilitar o cache de páginas em memória e o cache de páginas do histórico (opção discutida neste link: http://weblogs.mozillazine.org/ben/archives/009749.html).

Abra uma página em branco e digite “about:config” na barra de endereços do Firefox.

Procure a opção:

browser.cache.memory.enable

E deixe-a com o valor “False”. Isto desabilita o cache em memória, deixando apenas o cache de páginas feito em disco. Uma observação importante é que no Firefox 1.5 esta modificação dispara um bug que faz o Firefox deixar de carregar algumas páginas que usam o parâmetro “nocache” nos headers. Se notar o problema, desabilite a opção.

Procure em seguida a opção:

browser.sessionhistory.max_total_viewers

E deixe com o valor “0”. Isso desativa o cache (também em memória) de páginas do histórico, o que também reduz bastante o consumo de memória.

Já que estamos falando do Firefox, aproveite para testar também a extesão Session Saver .2. Ela faz com que o Firefox salve automaticamente todas as abas abertas ao ser fechado, reabrindo todas automaticamente da poxima vez que abrir o navegador, para que você continue de onde estava. Ela funciona mesmo quando o Firefox trava ou é fechado “na marra” pelo gerenciador de processos.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X