O Osnews publicou um artigo bastante completo mostrando as diferentes opções de navegadores para celulares e PDAs. Com a evolução dos aparelhos, os navegadores estão se tornando mais utilizáveis, com suporte a java, java script e até flash.
Ao contrário do que temos no desktop, o IE tem uma presença quase insignificante nos aparelhos móveis, perdendo tanto em número de usuários, quanto em recursos para o Opera, Netfront e alguns navegadores mais simples, otimizados para aparelhos com pouca memória, como o Openwave.
http://osnews.com/story.php?news_id=13446
Depois da piada que foi o wap, o acesso à web se tornou menos penoso graças ao GPRS, o sistema utilizado pela maioria das operadoras, onde você paga por MB transferido. Na Tim por exemplo, você paga R$ 5 por MB. É um valor absurdamente caro dentro dos padrões de um desktop, mas já abre as portas para acessar webmails e usar programas de comunicação em geral, que consomem pouca banda. O gmail, por exemplo, tem o m.gmail.com, uma versão otimizada para celulares, que gera uma transferencia de dados bem menor, cerca de 10 kb para carregar a página principal. Outra dica (já manjada) é sempre desativar o carregamento de imagens, o que diminui absurdamente tanto a transferência de dados, quanto o uso de memória.
Este é o link para um podcast sobre as opções de acesso via celular e os preços de cada operadora:
http://www.odontopalm.com.br/podcast/podsemfio6.mp3
Aqui está uma foto do meu Treo 600 acessando uma das páginas do dicionário, usando o Blaze, o navegador da Palm, que é baseado no Netfront:
Deixe seu comentário