Talvez um efeito não esperado, pois muitos acreditavam ser inviável vender computadores com Linux pré-instalado, mas muito bem vindo para a comunidade Linux, foi o de que a visibiidade do Linux aumentou de forma significativa desde o lançamento pelo
Governo Federal da iniciativa do do “Computador para Todos”.
Desde o laçamento no final do ano de 2005 até agora, o varejo comemora aumento nas vendas de computadores e a comunidade Linux, aumento da vsibilidade do Linux para várias camadas da sociedade.
Na matéria do dia 22 de janeiro da WebInsider, Marcelo Terça-Nada disserta sobre o aumento proporcional das vendas de computadores com Linux pré-instalado no modelo de Computador para Todos em relação ao Windows.
“Os primeiros números do programa PC para Todos começam a sair e pelo que tudo indica, será um sucesso de vendas. Em 12 dias, o Magazine Luiza vendeu 15 mil unidades do equipamento.(Linux)”
“Do ponto de vista industrial, o programa do governo federal também já demonstrou sua força. Já são 23 fabricantes credenciados, entre eles: Positivo, Itautec, Semp Toshiba, Amazon PC, Epcom, Login e Solectron (que fabricará PCs da HP). Tanto os
varejistas quanto os fabricantes elevaram suas expectativas de venda frente à demanda do PC Popular.”
“Apesar de não ter números precisos sobre o desempenho das vendas dos PCs do projeto, Luiz Claudio Mesquita, assessor da diretoria do Serviço de Processamento de Dados (Serpro) do governo federal, afirma que a expectativa é que a meta inicial de venda
de 1 milhão de PCs em 12 meses seja superada. Ele informou que deve convocar neste mês uma reunião com os fabricantes para fazer um levantamento das vendas.”
“Até outubro de 2005 entre 3 e 4 por cento das vendas da companhia eram de computadores com Linux. Após novembro, a participação subiu para mais de 10 por cento, encerrando próxima de 20 por cento ao final de dezembro, disse o diretor de marketing da
companhia, João Marcelo Alves, sem revelar números.”
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