Embora o MS-DOS tenha deixado de ser desenvolvido a muito tempo, a plataforma ainda continua viva e em evolução, através de projetos como o FreeDOS. O GNU/DOS é uma versão aprimorada, que além dos utilitários de modo texto padrão, inclui um interface gráfica simples, o OpenGEM, e diversos compiladores e ferramentas de desenvolvimento. Além de ser compatível com a grande maioria dos programas para MS/DOS (basta copiar o executável ou pasta para dentro da partição de instalação), ele permite rodar muitos aplicativos Unix, criando uma plataforma mista.
Você pode se perguntar qual é a utilidade de uma nova versão do DOS nos dias de hoje. Eu vejo duas:
– Uma plataforma gratuita para executar programas MS-DOS, como os inúmeros programas de administração, e aplicativos em Clipper, ainda em uso, seja nativamente, ou seja através de alguma emulador ou virtualizador, como o DosEMU, ou o VMware Player.
– Uma forma de aproveitar micros muito antigos, já que ele vem com um navegador web e leitor de e-mails e oferece suporte a modems (apenas hardmodems). Existem inúmeros hardmodems de 33.6 ISA jogados por aí, que podem ser usados ao aproveitar máquinas antigas.
Você pode fazer o download no: http://danq.lunarpages.com/gnudos/
Deixe seu comentário