Este ano está começando com muitos acontecimentos. Como era de se esperar, a AMD seguiu os passos de sua rival e lançou seu concorrente ao Pentium Extreme Edition 955, o Athlon 64 FX-60, voltado a atingir ao mercado de gamers e entusiastas.
Compatível com plataforma 939, opera a 2,6GHz, possui 2MB de cache L2 (1MB por core), tem controlador de memória compatível com dual-channel PC3200, suporta instruções x86-64, possui tecnologia Cool’n’Quiet (tecnologia que visa o gerenciamento de energia do processador). É baseado no core Toledo, usa tecnologia de 90 nm e consome 110W.
Para quem já está pensando em overclock, sinto em dizer que com este processador não é possível atingir grandes freqüências. Em um benchmark feito pela Xbitlabs, eles conseguiram faze-lo rodar a no máximo 2,9GHz sem perda de estabilidade. Isto deve-se ao fato de que a tecnologia de 90 nm já ter chegado ao seu limite.
Porém, mesmo operando com clock inferior ao seu concorrente (mesmo quando overclockado), ele se saiu muito bem nos benchmarks, na maioria das vezes superando seu “adversário”.
Este ano será repleto de novidades no segmento de processadores. Esta “briga” entre Intel e AMD promete e quem sai lucrando somos nós :-).
Você pode conferir excelentes reviews nos links abaixo:
Deixe seu comentário