Benchmarks das placas Nvidia no Linux

Como uma continuação da análise do desempenho das placas ATI no Linux, publicado a alguns dias, o Phoronix publicou uma segunda análise, desta vez comparando dos drivers Linux e Windows das placas nVidia, em jogos que rodam em ambas as plataformas.

Ao contrário dos drivers ATI, os da Nvidia oferecerem um desempenho próximo do da versão Windows na maioria dos testes. Alguns dos benchmaks mostram que em alguns casos a principal diferença não está nos drivers em sí, mas em diferenças de otimização nas próprias engines dos games.

O Doom 3, por exemplo, roda com praticamente o mesmo desempenho nas duas plataformas a 1280×1204 (onde o processador principal é pouco exigido e o gargalo passa a ser o desempenho da placa de vídeo) http://www.phoronix.com/data/img/results/359/14.png, mas existe uma diferença no FPS ao usar 800×600 ou 640×480. Algo similar acontece no Unreal 2004, onde temos um empate técnico num demo com 2 bots (onde o stress recai unicamente sobre a placa de vídeo), mas uma grande diferença ao usar 12 bots (onde a carga sobre o processador principal e sobre a engine do game é maior).

http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=359&num=1

Vendo a diferença de desempenho entre os dois drivers, o conselho continua o mesmo: Se pretende rodar Linux, compre uma placa Nvidia. Não é questão de defender uma marca em detrimendo da outra, mas simplesmente de prestigiar quem faz um trabalho bem feito.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X