Lançado nova versão do Clone X

Por:

Foi lançado uma nova versão do pacote de implementação de Lan Houses e Cyber Cafés em Linux, o Clone X4. Em sua estrutura padrão ele pode ser instalado apenas com softwares livres para permitir a imediata legalização do estabelecimento, ou caso o cliente possua as devidas licenças de jogos comerciais, a implementação poderá ser preenchida com estes títulos de acordo com a lista de compatibilidade do produto.

O nascimento do Clone X foi iniciado na idéia de uma brincadeira entre alguns usuários no fórum do Kurumin no final de 2003, pedindo um “kit de Lan Houses em Linux”. Mais de 2 anos se passaram e agora ele se torna um produto competitivo e real, onde os proprietários dos estabelecimentos de entretenimento finalmente podem ter toda a liberdade em usufruir de uma estrutura madura, testada, segura e rápida, ao mesmo tempo sem abrir mão de excelentes jogos e aplicativos, sejam eles gratuitos ou comerciais.

Até a versão 3.2 o Clone X utilizava a distribuição Linux Kurumin para se basear, a partir da versão 4.0 o Clone X se baseia na distribuição Ubuntu. Não há motivos particulares para esta decisão com relação a mudança no uso da distribuição, mas o Portal Criativa analisou e considerou os repositórios oferecidos pelo Ubuntu mais adequados para as aplicações que passará a desenvolver daqui em diante.

As atualizações do Clone X 4.0 são marcadas por datas e serão mantidas até um novo lançamento do Clone X, que deverá acontecer a cada 6 ou 7 meses, acompanhando a evolução do Ubuntu. Na estrutura do produto poderá ser encontrado todos os programas padrões do Ubuntu 5.10, somado a várias alterações adicionais voltadas para estabelecimentos de entretenimento e acesso público:

* Gerenciador de janelas IceWM com interface modificada

* Ambiente bonito, amigável e personalizável

* Proteção contra alteração de desktop

* Restauração de várias regiões do disco em caso de acidentes

* Painel de Controle com diversas ferramentas gráficas

* Ferramenta para facilitar a clonagem do conteúdo da estação ativa em tempo real de disco para disco

* Atualização fácil e rápida

* Vários jogos GPL já incluídos

O suporte a webcam também é bastante vasto, suportando mais de 150 chipsets de webcams. A comunicação pode ser feita através do aMSN 0.95b, ao qual foi utilizado o snapshot 071105, que está bem estável e com suporte a fontes com antialiasing, animações gif e thumbs de arquivos recebidos e enviados.

Veja algumas telas do desktop (clique para ampliar):

Só para deixar claro antes que gere revolta entre os “trolls” ou puristas, não estão sendo vendidos os software livres que compõe a estrutura ou as modificações que efetuamos na distro, o que é vendido na verdade é a implementação, personalização, assessoria e suporte. Agora se você deseja uma distro mais enxuta e flexível para uso em desktops, com certeza o Clone X4 não é indicado, para isso já existem fantásticas alternativas como o Kurumin, Ubuntu, Kalango, Debian-Br-CDD, Mandriva e muitos outros, todos disponíveis para download pela internet e com a possibilidade de usar os mesmos softwares livres que o Clone X4 utiliza.

Para maiores detalhes, como configuração mínima, softwares suportados e demais recursos, clique no link do Portal Criativa.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X