Esta matéria é a 3a de uma série da Folha de Pernambuco publicada na da WebInsiderchamada pelo autor de “Namorando o Linux” que incluiu em suas primeiras matérias a analise do OpenOffice 2.0, e das distribuições, Conectiva e Freedows.
Nesta eles analisão e comparam programas de código aberto aos seus correlatos proprietários de uso comum ao usuário.
Na área gráfica apresentam o Gimp como substituto à altura do Photoshop da Adobe que também tem versão para o Windows.
Com relação aos “Instant Messengers”, o Linux tem uma variedade enorme de programas que vão desde mensageiros instantâneos como o ANsn que utiliza os protocolos do MSN Messenger, até os que suportam vários protocolos ao mesmo tempo, permitindo que o usuário possa acessar suas contas de ICQ MSN IRC AOL ao mesmo tempo. Eles citam aqui o Miranda, mas nós que usanmos Linux sabemos que existem outros que suportam isto, como o Kopete, o Gain e o Sim.
O 3o rol de aplicativos analisado por eles são os que estão em multimídia tocadores, gravadores, programas de download. Aqui estão XMMS para MP3, Xine para vídeo, K3b para gravação e eMule para download.
Por fim o Thunderbird como programa de correio, que hoje está na versão 1.5 que além de suprir todas necessidades do usuário, e bem mais seguro e tem versão também para Windows.
Veja a íntegra da materia no site abaixo.
Deixe seu comentário