A Webinsider, por Paulo Rebêlo, publicou em seu site uma comparação entre os principais pacotes office para Linux existentes.
A saber, são eles: OpenOffice, Koffice, EasyOffice, e StarOffice.
Eles analisam que depois do sistema operacional, a segunda necessidade é o pacote de escritório do usuário, e para tanto existem boas opções equivalentes ao Microsoft Office, e gratuitas.
Considerando também que a grande maioria das pessoas não utiliza 10% da capacidade de um processador de texto, pois só utilizam formatos simples de documentos,como memorandos e cartas simples, poderiam ser utilizados até memos editores de texto simples como o Wordpad da Microsoft ou o Abiword (gratuito) e o Atlantis (shareware) para Linux.
Mas voltando aos principais, o OpenOffice, derivado do StarOffice que é pago, é o que mais se destaca, pois além de possuir todas as pricipais características de um pacote para escritório, é o mais versátil, pois suporta várias plataformas (Linux, Windows, Solaris, FreeBSD, Macintosh). tem arquivos próprios formatos. mas também converte e lê também diversos formatos de arquivo, tipo .doc para Word, .xls para Excel e etc.
O KOffice é um pacote exclusivo para quem trabalalha exclusivamente com o KDE e o EasyOffice com versões pagas ou gratuitas é uma excelente pacote para quem conhece um pouco de inglês e dizem ser comparável ao MicrosoftOffice em termos de visual e funcionalidade.
Deixe seu comentário