Nova versão do Kurumin

Nova versão do Kurumin

Está disponível o Kurumin 5.1 Alpha 4. Você pode ver o changelog e fazer download do ISO no:

https://www.hardware.com.br/kurumin/

Ao invés de sair instalando novas versões do Kernel, KDE, etc. optei por fazer uma versão “rock solid”, testando mais a fundo e corrigindo pequenos problemas nos scripts e na estrutura do sistema. Graças a isso, mesmo estas versões alpha podem ser consideradas mais estáveis que o 5.0, com várias correções.

alpha4

Outra questão polêmica é minha saída do fórum do Kurumin, que explico aqui: http://www.kuruminlinux.com.br/comunidade/viewtopic.php?t=55444. O autor do tópico está como “visitante” pois removi meu login. Apesar de muito se falar, apenas duas ou três pssoas realmente estão ajudando de forma relativamente ativa no desenvolvimento e testes do sistema. Existem outras pessoas que podem dar suporte e tirar dúvidas, por isso prefiro me ocupar no desenvolvimento em sí.

Muita gente parece ainda não ter percebido que a grande vantagem em usar Linux não é o fato do sistema ser gratuito, estável, ou qualquer outro fator relacionado à usabilidade, mas simplesmente a possibilidade de aprender, personalizar e ir mais à fundo no sistema, saindo da posição emburrecida de simples “usuário”. Alguém chegou a comentar no fórum que:

“Uma coisa tem de ficar bem claro; Para se colocar um S.O disponível para as pessoas terem que faze-lo funcionar é melhor parar de desenvolver este mesmo S.O,no caso específico o kurumin,ora senhores,eu mesmo não sei e não tenho tempo para ficar desenvolvendo um sistema operacional,trabalho com saúde,no serviço público de saúde,e quem tem de desenvolver são os desenvolvedores do kurumin,e não eu.Estou disposto a pagar para ter um S.O funcionando,porque não sei programar,não sei fazer scripts e não tenho tempo pra aprender isto!”

Ora, um sistema onde você simplesmente “paga para usar”, sem ter chance de entender como funciona, muito menos fazer modificações, existe e é usado em quase 90% dos PCs, se chama “Windows”. Não existe motivo para perder tempo testando outros sistemas, quando o que esta pessoa ela procura ja está aí. O “não sei programar” mostra o nível de preguiça mental, pois quase 90% das pessoas que conheço, que trabalham direta ou indiretamente no desenvolvimento de distribuições e projetos diversos não programam! Existem inúmeras tarefas dentro de qualquer projeto, muitas vezes tão importantes quanto o código em sí que não demandam conhecimentos de programação, como a parte de design e usabilidade, toda a parte visual e de apresentação, artes, desenvolvimento do site e fóruns, testes e detecção de problemas, traduções, e assim por diante.

Dentro de uma distribuição, existe uma grande carência de pessoas que possam testar novos programas, testar detalhadamente o sistema, dando sugestões inteligentes sobre pontos onde melhorar a usabilidade, dar dicas sobre programas que podem ser substituídos (depois de testar os possíveis candidatos, naturalmente) e assim por diante.

Esta é uma área em que eu pessoalmente considero o Kurumin um grande fracasso, pois apesar de ter conquistado um número muito grande de usuários, ele falhou em conquistar um grupo maior de pessoas interessadas em realmente contribuir com o projeto. Isso levou a uma certa mudança no desenvolvimento, dando mais ênfase a artigos e tutoriais publicados aqui no site, que ensinam como o sistema funciona, ao invés de mais ícones mágicos e recursos automáticos.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X