O “The Tech Zone Computer Hardware Reviews” em matéria publicada em seu site uma matéria intitulada 10 motivos porque deveríamos “adotar” o Linux”.
Eu coloquei para lembrar porque a maior parte dos que lêem este artigo já o adotaram, mas é sempre bom lembrar para divulgar.
Ele começa com um breve histórico de Linus Torvalds “partilhando” seu sistema pela rede em 1991 como algo que “pertence ao mundo” e nos dias de hoje contando com milhões de usuários satisfeitos. Claro que de 91 para cá o Linux contou com muita ajuda, vindo deste tal “mundo” que fora citado a pouco. De empresas gigantes a pequenos usuários, todos tem sua importante contribuição a dar.
Dos motivos citados, pela ordem:
1 – Liberdade: você tem a liberdade de escolher, dentre muitos distribuições que tem um custo mínimo, sem cobrança de licenças ou medo de violar patentes ou pirataria, porque o Linux esta sob proteção da licença GNU GPL.
2 – Estabilidade: O Linux tem uma performance de alto nível, com pouca probabilidade de travar o sistema. Os problemas normalmente só ocorrem por problema de hardware e não do sistema operacional.
3 – Seguarnaça: não existe qualquer outro sistema com o nível de segurança do Linux. As poucas vulnerabilidades não afetam o sistema Linux de tal forma com a qual afetam o Windows justamente porque a arquitetura dos sistemas e a concepção é totalente diferente e quaiquer problemas são resolvidos muito rapidamente.
4 – Eficiência em Redes: uma das características mais comentadas do Linux é a eficência quando se trata de redes. Linux, além de confiável, suporta quase todos tipos de protocolos como TCP/IP, ISPX/SPX, ISDN, PPP, SLIP, PLIP, Apple Talk Protocol Suite, etc.
5 – Fácil Instalação: hoje as instalações de Linux das distribuições mais populares e avalidas ttem muitas facilidades para instalação com procedimentos que te dão controle sobre o que você quer instalar no seu computador.
6 – Flexibilidade: seguindo a facilidade da instalação, no Linux você tem a flexibilidade de customizar no seu sistema somente com o que realmente te interessa e o que realmente você vai usar.
7 – Atualizações Gratuitas: a grande quantidade de atualizações, pacotes e repositórios (mirrors) e sites especializados para que se sistema sempre esteja bem atualizado.
8 – HardDisk: sim, o Linux é um sistema que otimiza ao máximo o uso do seu HardDisk, não esquecendo de um bit sequer.
9 – Suporte Técnico: para os que dizem que a deficicência do Linux é o suporte, esquecem que há milhares senão milhões de técnicos, usuários ou curiosos dispostos a ajudar na solução de qualquer problema (via fóruns e listas).
10 – Escolha do Gigantes: a popularidade e o poder do Linux pode ser estimado pela conquista de grandes empresas como IBM, HP, Cisco, Shell e pela enorme quantidade de Governos que estão usando, migrando ou testando Linux em seus sistemas e plataformas.
Deixe seu comentário