Foi lançada a versão beta-test do waterworks, um software que visa amenizar a lacuna existente no Linux em se tratando de webdesign. O programa é feito em Gambas e está em constante melhoria, mas já está utilizável para testes.
O link para o aplicativo é https://www.theomagick.hpg.com.br.
Com o waterworks você pode fazer o layout do seu site no Inkscape (ou no Gimp), exportar a imagen do site, dividir os “slices” usando as linhs guia do Inkscape e criar os botões de link usando retângulos especiais.
Ainda exite a opção de se usar os efeitos de onmouseover e onmouseclick, além do waterworks automaticamente criar o código html e exportar tudo para uma pasta escolhida.
Se tiver boa aceitação será lançada uma versão para Lazarus, excluindo a necessidade de se utilizar programas externos.
É um programa que precisa de muitas melhorias, mas a iniciativa pode servir para dar uma acelerada no processo de inclusão efetiva do Linux em meios de produtividade e tornar as “Killer Applications” do Linux mais úteis ainda.