Diretor de um megaestúdio de animação dos EUA, Carlos Saldanha conta como é fazer desenhos memoráveis como A Era do Gelo.
– Diretor de Animação que resolveu substituir computadores da Silicon Grafics por PCs Linux usando software de código aberto para baratear o custo de suas produções.
“Personagens de animação não precisam ser tão realistas; eles precisam é ter alma”, diz Saldanha. Como exemplo, ele cita Final Fantasy, um longa-metragem da Chris Lee Productions e Square Company, baseado num videogame, que saiu em 2001. “A parte de tecnologia é incrível, mas quiseram tornar os personagens realistas demais e acabaram tirando a vida deles”, explica.
“A gente tem que usar a tecnologia para dar apoio ao nosso senso criativo”, afirma o diretor, que critica a “ganância tecnológica” existente no meio de animação. “De seis em seis meses, surgem ferramentas mais rápidas, mais sofisticadas. A gente sempre quer mais. E o pior é que muitas vezes nem percebemos o motivo pelo qual estamos apostando corrida.”
E essa corrida pode custar muito caro. Durante a produção de um longa, que pode levar de dois a quatro anos, é necessário atualizar os softwares. Desta vez, para a produção de A Era do Gelo 2, Saldanha decidiu trocar todos os computadores Silicon Graphics, cujos programas são protegidos e custam caro, por PCs com Linux, que possibilitam o uso de softwares abertos. “Assim vai dar para economizar um pouquinho em software daqui em diante”, diz.
entrevista completa em www.linkestadao.com.br
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