Australianos criam código à prova de hackers

Por:

Cientistas australianos acreditam ter desenvolvido um código à prova do mais habilidoso hacker do planeta, usando um diamante, um forno de microondas e fibra óptica.

Cientistas da Universidade de Melbourne, na Austrália, usaram um forno microondas para “fundir” um pequeno diamante de apenas um milésimo de milímetro, a uma fibra óptica, e criar, assim, um feixe de luz para transmitir dados criptografados. Segundo eles, o dispositivo é à prova do mais habilidoso hacker do planeta.

“A segurança de informações depende de propriedades da luz que são usadas para transmiti-las. Feixes de laser que enviam bilhões de fótons facilitam o roubo de alguns deles, possibilitando a quebra do código”, diz James Rabeau, chefe da equipe da universidade.

O cientista explica que sua invenção envia um feixe único de fótons, de modo que, se a cadeia de comunicação for rompida, a informação é destruída e quem está tentando interceptá-la fica imediatamente exposto tanto a quem enviou a mensagem quanto a quem a receberia.

Os fótons do feixe luminoso são as menores partículas conhecidas de luz. Até agora, cientistas não podiam produzir um único feixe de fótons, apesar de terem sido capazes de reduzir o tamanho do canal de luz usado para transmitir a informação.

Rabeau, segundo a Reuters, recebeu US$ 2,5 milhões em garantias de inovação do governo do Estado de Vitória para desenvolver um protótipo e comercializar a tecnologia.

FONTE: www.estadao.com.br

Por: Ornilo Costa Jr.

Enviado pelo formulário do site em 10/05/2005-23:56:52

Obs: Também diziam que o CSS, o código de encriptação do DVD era inquebrável na época em que foi desenvolvido. Hoje em dia é tão fácil quebrá-lo que o desafio é fazer isso em poucas linhas de código. O recorde atual são três linhas. 😉

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X