36% dos brasileiros tiveram suas credenciais financeiras para login roubadas

De acordo com a empresa de segurança Kaspersky Lab embora 96% dos brasileiros estejam cientes das ciberarmeaças financeiras, 36% já deixaram suas credenciais de login em plataformas financeiras caírem em mãos erradas.

“A conveniência das compras online pode ser muito atraente, mas algumas pessoas ainda estão preocupadas com o nível de proteção dos pagamentos online. Infelizmente, este receio é justificável. A pesquisa mostrou que, dentre os 36% cujas credenciais financeiras foram comprometidas, um quarto (27%) nunca conseguiu resgatar seu dinheiro. Entre os motivos que colocam as finanças dos usuários em risco estão a dificuldade de controlar credenciais de pagamento após o uso em diferentes plataformas de e-commerce e a variedade de métodos de pagamento disponíveis”, destaca o comunicado da Kaspersky.

Quase metade dos brasileiros (47%) tem como maior preocupação a possibilidade dos cibercriminosos acessarem suas credenciais financeiras. Outro ponto de preocupação é que um terço (34%) dos respondentes esquece ou nem tenta se lembrar dos sites e aplicativos em que compartilharam seus dados financeiros.

Para assegurar que suas credenciais de pagamento sejam fáceis de encontrar e de se lembrar, 12% dos brasileiros armazenam essas informações em seus próprios dispositivos. Isto pode tornar a experiência de compra algo mais conveniente, porém, se o dispositivo for perdido ou roubado, o usuário corre o risco de perder dinheiro (além de dados pessoas). O prejuízo fica ainda maior se considerarmos o acesso ao Internet Banking, já que o dobro de brasileiros (24%) também mantém esta informação nas anotações do smartphone.

A grande variedade de métodos de pagamento digital dá ao consumidor a liberdade de escolher a melhor forma de comprar bens ou serviços. Os métodos de maior preferência ainda são os boletos bancários, cartões de débito e crédito, transferências diretas entre contas bancárias e carteiras eletrônicas, como o PayPal. Porém, está crescendo a popularidade de outros métodos de pagamento. Quem faz compras frequentes pode acumular pontos em programas de fidelidade e usá-los para comprar novamente em uma determinada loja. E, graças aos smartphones e smartwatches, os consumidores não precisam nem carregar sua carteira, dinheiro físico ou cartões de plástico. Isso ajudou a tornar os pagamentos com dispositivos sem contato, como PayPass, Google Pay, Samsung Pay e Apple Pay, mais comuns. No Brasil, quase metade dos consumidores (47%) já utiliza esse método regularmente.

“No Brasil, a BlackFriday e as festas de fim de ano são o período com maior concentração dos golpes online, visando roubar dados das vítimas e causar prejuízo financeiro. O golpe predileto é o phishing, pois muitas vezes basta capturar a senha para que a fraude se concretize. É necessário que as pessoas estejam sempre alertas ao fazer compras e acessar serviços financeiros online, proteger esses dispositivos hoje é uma necessidade”, alerta Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab.

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br. Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!