De acordo com a consultoria Gartner, pelo menos 30% dos projetos de inteligência artificial generativa (GenAI) serão abandonados até o final de 2025. As razões variam desde a baixa qualidade dos dados, passando por controles de risco inadequados e custos crescentes, até a falta de clareza sobre o valor de negócio.
Esse alerta foi destacado durante o Gartner Data & Analytics Summit em Sydney, onde Rita Sallam, Vice-Presidente e Analista Distinta da Gartner, discutiu as expectativas frustradas de muitos executivos em relação aos retornos sobre os investimentos em GenAI.
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Investimentos sem retorno imediato
De acordo com Sallam, depois o grande hype gerado pela IA generativa em 2023, as organizações estão encontrando dificuldades em comprovar o valor desses projetos. Ela ressaltou que, a medida que o escopo dos projetos se expande, o peso financeiro de desenvolver e implementar modelos de GenAI tem sido cada vez mais sentido.
O grande desafio está em justificar os altos investimentos em IA generativa, principalmente quando se trata de melhorias de produtividade que são difíceis de traduzir diretamente em benefícios financeiros.
Muitas empresas estão utilizando a GenAI para transformar seus modelos de negócio e explorar novas oportunidades. No entanto, essas abordagens vêm com custos significativos, que podem variar entre US$ 5 milhões e US$ 20 milhões.
Custos elevados e variáveis
Um dos pontos levantados pela Gartner é que não existe uma fórmula única para IA generativa, e os custos não são tão previsíveis quanto os de outras tecnologias. Segundo Sallam, fatores como os casos de uso selecionados, os métodos de implementação usados e o nível de integração de IA nos negócios acabam sendo determinantes para o valor que será investido.
Ela também revelou que os custos e os riscos variam de acordo com as ambições da organização, seja para as que querem revolucionar o mercado com IA, seja para as que têm um enfoque mais conservador, voltado para ganhos de produtividade e processos existentes.
“Infelizmente, não há uma abordagem única para GenAI, e os custos não são tão previsíveis quanto outras tecnologias”, disse Sallam. “O que você gasta, os casos de uso em que investe e as abordagens de implementação que adota determinam os custos. Cada abordagem tem diferentes níveis de custo, risco, variabilidade e impacto estratégico.”
Além disso, as organizações que adotam a IA generativa precisam aceitar que os retornos sobre o investimento podem ser indiretos e futuros, o que pode ser um desafio para muitos CFOs. Historicamente, os diretores financeiros preferem investimentos que tragam valor imediato, o que pode fazer com que eles prefiram focar em recursos que tragam resultados táticos, ao invés de estratégicos.
Ainda assim, os benefícios já começam a surgir
Embora muitos projetos enfrentem dificuldades, empresas pioneiras em diferentes setores já relatam melhorias significativas. Segundo uma pesquisa recente da Gartner, empresas que adotaram a IA generativa experimentaram, em média, um aumento de 15,8% na receita, uma economia de 15,2% nos custos e uma melhora de 22,6% na produtividade. A pesquisa foi realizada entre setembro e novembro de 2023, com a participação de 822 líderes empresariais.
Esses dados servem como um ponto de referência valioso para avaliar o valor de negócios gerado pela IA generativa. No entanto, Sallam ressaltou que os benefícios podem variar muito de acordo com a empresa, o tipo de caso de uso, o papel desempenhado e a força de trabalho envolvida.
Além disso, os impactos positivos podem não ser evidentes imediatamente e podem se materializar apenas a longo prazo. “Esse atraso, no entanto, não diminui o potencial dos benefícios”, explicou Sallam.
O impacto e o ROI da IA generativa
Para que as empresas possam tomar decisões estratégicas sobre investimentos em GenAI, a Gartner sugere que as organizações analisem o impacto financeiro e o valor de longo prazo gerado por essas tecnologias. Isso ajuda a calcular o retorno sobre o investimento (ROI) e a justificar os custos envolvidos em inovar seus modelos de negócios com IA generativa.
“Se os resultados de negócios atingirem ou superarem as expectativas, as empresas podem expandir seus investimentos, escalando a inovação com GenAI e aplicando-a em mais divisões,” disse Sallam. “Caso contrário, será necessário explorar alternativas de inovação. Essas percepções ajudam as organizações a alocar recursos de forma estratégica e a determinar o caminho mais eficaz para seguir adiante.”
Fonte: Gartner
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