30% dos projetos de IA ​​generativa desaparecerão até o final de 2025, prevê Gartner

30% dos projetos de IA ​​generativa desaparecerão até o final de 2025, prevê Gartner

De acordo com a consultoria Gartner, pelo menos 30% dos projetos de inteligência artificial generativa (GenAI) serão abandonados até o final de 2025. As razões variam desde a baixa qualidade dos dados, passando por controles de risco inadequados e custos crescentes, até a falta de clareza sobre o valor de negócio.

Esse alerta foi destacado durante o Gartner Data & Analytics Summit em Sydney, onde Rita Sallam, Vice-Presidente e Analista Distinta da Gartner, discutiu as expectativas frustradas de muitos executivos em relação aos retornos sobre os investimentos em GenAI.

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Investimentos sem retorno imediato

IA ​​generativa

De acordo com Sallam, depois o grande hype gerado pela IA ​​generativa em 2023, as organizações estão encontrando dificuldades em comprovar o valor desses projetos. Ela ressaltou que, a medida que o escopo dos projetos se expande, o peso financeiro de desenvolver e implementar modelos de GenAI tem sido cada vez mais sentido.

O grande desafio está em justificar os altos investimentos em IA ​​generativa, principalmente quando se trata de melhorias de produtividade que são difíceis de traduzir diretamente em benefícios financeiros.

Muitas empresas estão utilizando a GenAI para transformar seus modelos de negócio e explorar novas oportunidades. No entanto, essas abordagens vêm com custos significativos, que podem variar entre US$ 5 milhões e US$ 20 milhões.

Custos elevados e variáveis

IA ​​generativa

Um dos pontos levantados pela Gartner é que não existe uma fórmula única para IA ​​generativa, e os custos não são tão previsíveis quanto os de outras tecnologias. Segundo Sallam, fatores como os casos de uso selecionados, os métodos de implementação usados e o nível de integração de IA nos negócios acabam sendo determinantes para o valor que será investido.

Ela também revelou que os custos e os riscos variam de acordo com as ambições da organização, seja para as que querem revolucionar o mercado com IA, seja para as que têm um enfoque mais conservador, voltado para ganhos de produtividade e processos existentes.

“Infelizmente, não há uma abordagem única para GenAI, e os custos não são tão previsíveis quanto outras tecnologias”, disse Sallam. “O que você gasta, os casos de uso em que investe e as abordagens de implementação que adota determinam os custos. Cada abordagem tem diferentes níveis de custo, risco, variabilidade e impacto estratégico.”

Além disso, as organizações que adotam a IA ​​generativa precisam aceitar que os retornos sobre o investimento podem ser indiretos e futuros, o que pode ser um desafio para muitos CFOs. Historicamente, os diretores financeiros preferem investimentos que tragam valor imediato, o que pode fazer com que eles prefiram focar em recursos que tragam resultados táticos, ao invés de estratégicos.

Ainda assim, os benefícios já começam a surgir

Embora muitos projetos enfrentem dificuldades, empresas pioneiras em diferentes setores já relatam melhorias significativas. Segundo uma pesquisa recente da Gartner, empresas que adotaram a IA ​​generativa experimentaram, em média, um aumento de 15,8% na receita, uma economia de 15,2% nos custos e uma melhora de 22,6% na produtividade. A pesquisa foi realizada entre setembro e novembro de 2023, com a participação de 822 líderes empresariais.

Esses dados servem como um ponto de referência valioso para avaliar o valor de negócios gerado pela IA ​​generativa. No entanto, Sallam ressaltou que os benefícios podem variar muito de acordo com a empresa, o tipo de caso de uso, o papel desempenhado e a força de trabalho envolvida.

Além disso, os impactos positivos podem não ser evidentes imediatamente e podem se materializar apenas a longo prazo. “Esse atraso, no entanto, não diminui o potencial dos benefícios”, explicou Sallam.

O impacto e o ROI da IA ​​generativa

Para que as empresas possam tomar decisões estratégicas sobre investimentos em GenAI, a Gartner sugere que as organizações analisem o impacto financeiro e o valor de longo prazo gerado por essas tecnologias. Isso ajuda a calcular o retorno sobre o investimento (ROI) e a justificar os custos envolvidos em inovar seus modelos de negócios com IA generativa.

“Se os resultados de negócios atingirem ou superarem as expectativas, as empresas podem expandir seus investimentos, escalando a inovação com GenAI e aplicando-a em mais divisões,” disse Sallam. “Caso contrário, será necessário explorar alternativas de inovação. Essas percepções ajudam as organizações a alocar recursos de forma estratégica e a determinar o caminho mais eficaz para seguir adiante.”

Fonte: Gartner

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