O novo Xeon da Intel, baseado na arquitetura Broadwell-EX é impressionante em todos os pontos, das especificações ao preço. Vamos primeiro para a parte boa; esse novo processador, voltado para o público corporativo, é baseado no processo de fabricação de 14nm, conta com 24 núcleos, 48 threads, 60MB de cache suporte para até 24 TB de RAM (DDR3 ou DDR4), clock base de 2.4 Ghz e boost clock de 3.4 Ghz.
Agora a parte nada boa: esse é simplesmente o processador comercial mais caro já lançado, o preço sugerido é de US$ 8.898, cerca de R$ 27.733, em conversão direta.
Diane Bryant, vice-presidente executivo do grupo de Data Center da Intel, disse em entrevista ao IT World o preço elevado está relacionado as novas aplicações para IA (inteligência Artificial), análise computacional de aprendizado da máquina e o crescimento de serviços de nuvem.
O Xeon E7-8894 v4 utiliza o socket LGA 2011, TDP de 165W e dentre as inúmeras tecnologias suportadas destacam-se, VT-x e VT-d para virtualização, Intel vPro, OS Guard e Execute Disable Bit. Esse processador é destinado para ser utilizado em servidores com configurações de até oito sockets.
Para maiores detalhes do Xeon E7-8894 v4 acesse a página oficial do produto