Microsoft Edge testa função que permite ao usuário definir limite de uso da memória RAM

Microsoft Edge testa função que permite ao usuário definir limite de uso da memória RAM

A Microsoft está trabalhando em um recurso novo e bem interessante para o seu navegador Edge. Se você acha que o Edge usa muita memória RAM, vai gostar de saber que a empresa está testando uma maneira de limitar isso. Com esse recurso, o navegador não vai usar mais memória de maneira indiscriminada. Ele só vai usar a quantidade que você permitir. Nos próximos parágrafos dou mais detalhes sobre esta novidade.

Leia também
Pela primeira vez em sua história, Microsoft Edge atinge quase 12% de marketshare no desktop
Navegador Microsoft Edge diz que instalador do Google Chrome é um vírus

Novo controle de RAM no Microsoft Edge

Quem descobriu o recurso foi um usuário do X/Twiter que atende pelo nome de @Leopeva64. Ele viu os controles de RAM no Edge Canary, que é uma versão de teste do navegador. A ideia é deixar as pessoas escolherem quanto de memória o Edge pode usar quando estão jogando ou o tempo todo. Vai ter um controle deslizante para ajustar isso, e você poderá ver quanto de RAM está sendo usada e qual é o limite no menu “Browser essential“.

As capturas de tela revelam duas formas de gerenciar o uso de RAM nas configurações do Edge:

  • Durante jogos: essa opção ajusta como o navegador usa a memória RAM quando você está jogando no PC;
  • Sempre: essa escolha permite definir o limite de RAM que o navegador pode usar a todo momento.

Esse novo jeito de controlar a memória vai ser bom para quem usa o Edge, não importa se seu computador é potente ou não. Limitar a RAM pode ajudar a melhorar o desempenho de outros programas que você está usando, especialmente aqueles que exigem bastante do computador. Ou então se você está usando um aparelho mais simples com menos memória.

Mas, claro, se você limitar a memória do Edge, isso pode fazer o navegador funcionar mais devagar. A Microsoft avisa sobre isso.

Por que controlar a RAM no navegador é importante?

Os navegadores de internet atuais consomem muitos recursos. Afinal, eles precisam rodar vídeos em HD, acessar sites cheios de JavaScript e em algumas situações até rodar jogos pesados. Isso pode usar muita memória RAM. Se o uso for muito alto, o computador pode ficar lento ou ter problemas. Por isso, controlar a memória é importante.

Mas tem que saber como fazer isso direito. Se não ajustar bem, pode piorar como o Microsoft Edge funciona. Pode fazer vídeos travarem ou páginas recarregarem sozinhas. De modo geral, só use o limitador de RAM se tiver certeza de que o navegador está atrapalhando o desempenho do computador ou de outros programas usados ao mesmo tempo.

Para testar esses controles novos, você precisa atualizar para a última versão do Edge Canary, que faz parte do programa Edge Insider. Só alguns testadores têm acesso a esse recurso por enquanto, pois ele está sendo lançado aos poucos. Para ver se você tem o limitador de RAM no seu Edge Canary, vá em Configurações > Desempenho > Detector de Desempenho.

Além disso, a Microsoft está fazendo uma nova tela para jogos no Edge. Ela vai mostrar dicas, guias e outras informações úteis quando você sair do jogo para o navegador. Você também vai poder desligar essa função, quando ela estiver pronta para todos usarem.

Why Is Google Chrome Using So Much RAM? Here's How to Fix It

Quando a novidade estará disponível para todos?

Ainda não sabemos quando o Microsoft Edge vai liberar o controle de RAM, pois o recurso está em fase de teste. Por enquanto, só quem usa o Edge Canary e tem certos dispositivos pode testar essa novidade.

Espera-se que o recurso seja lançado para todos nos próximos meses. Mas lembre-se, se a Microsoft ver que ele não funciona bem ou atrapalha os usuários durante os testes, eles podem decidir não seguir em frente com isso.

Fontes: Neowin e XDA-Developers

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X