Apple muda regras para permitir emuladores retro na App Store

Apple muda regras para permitir emuladores retro na App Store

A Apple recentemente anunciou uma mudança significativa em suas políticas na App Store, que está cada vez mais “livre” de tantas restrições. E dessa vez a novidade é uma boa notícia para quem gosta de jogos antigos.

Em uma atualização divulgada na sexta-feira, a empresa revelou que os emuladores de jogos retro serão permitidos na App Store globalmente, desde que cumpram todas as leis aplicáveis, sinalizando uma mudança bem-vinda para os fãs de jogos clássicos.

Leia também:

Mudanças na App Store: desenvolvedores já podem adicionar links para pagamentos externos
Esses foram os 10 apps e jogos mais baixados na App Store em 2023

A chegada dos jogos retro na App Store

App Store

A decisão da Apple de permitir emuladores de jogos retro marca uma mudança significativa em sua abordagem anterior, que proibia explicitamente tais aplicativos em sua loja. Esta mudança abre a porta para uma série de possibilidades emocionantes para os usuários de dispositivos iOS, especialmente aqueles que desejam reviver a nostalgia de jogos de eras passadas.

Até agora, os usuários de iPhone e iPad que desejavam acessar emuladores de jogos retro eram forçados a recorrer a métodos alternativos, como jailbreaking de seus dispositivos ou a utilização de lojas de aplicativos de terceiros. No entanto, com a nova política da Apple, os jogadores poderão acessar emuladores diretamente pela App Store, oferecendo uma experiência mais conveniente e oficial.

Essa decisão da Apple também pode ter um impacto significativo no mercado de dispositivos móveis, especialmente no contexto da competição com dispositivos Android. Até agora, os emuladores de jogos retro têm sido uma característica distintiva dos dispositivos Android, com muitos emuladores disponíveis para download através da Google Play Store.

Com a chegada dos emuladores na App Store, a Apple pode estar buscando conquistar uma fatia desse mercado e atrair usuários de dispositivos concorrentes.

Mudanças acontecem, mas Apple ainda tem caminho longo pela frente

Além da introdução dos emuladores de jogos retro, a Apple também atualizou suas políticas em relação aos chamados “super aplicativos”, como o WeChat. Agora, a empresa exige que os mini-jogos e mini-aplicativos dentro desses aplicativos usem HTML5, em vez de serem aplicativos e jogos nativos.

Essa mudança parece ser uma resposta às preocupações antitruste levantadas nos Estados Unidos e na União Europeia em relação às práticas comerciais da Apple. Recentemente essas mudanças já trouxeram algumas novidades, como a permissão para serviços de streaming em nuvem, com é o caso do Xbox Cloud Gaming e GeForce Now, na App Store.

Outra mudança recente é que agora a loja de aplicativos da Apple vai permitir que alguns apps de música na União Europeia possam adicionar links que direcionam os usuários para fazer compras fora da App Store e que também ofereçam informações sobre os preços. Além disso, também poderão convidar usuários “a fornecer seu endereço de e-mail com o objetivo expresso de enviar-lhes um link para o site do desenvolvedor para comprar conteúdo ou serviços de música digital”.

Mas nem tudo são flores ainda, e a empresa da Maçã ainda é alvo de reclamações. O Spotify revelou que tentou atualizar seu aplicativo na App Store para adicionar esses links para seu site e durante muitas semanas ficou esperando pela aprovação da Apple. Além disso, o serviço de streaming de música também não parece muito satisfeito com o fato da Apple planejar cobrar uma comissão em cima dessas compras feitas pelos links externos.

“Seguir a lei não é opcional, mas a Apple continua a desafiar essa decisão”, disse a porta-voz do Spotify, Jeanne Moran, ao The Verge. “A partir de 6 de abril, a Comissão pode iniciar procedimentos de não conformidade e impor multas diárias. É hora de uma ação decisiva para, de uma vez por todas, dar aos consumidores uma escolha real.”

Futuro incerto

A decisão da Apple de flexibilizar suas restrições na App Store é uma notícia bem-vinda para os usuários de dispositivos iOS e para a comunidade de jogadores em geral. Com a chegada dos emuladores de jogos retro, os jogadores terão acesso a uma ampla variedade de títulos clássicos de diferentes épocas e plataformas, oferecendo uma experiência de jogo única e diversificada.

No entanto, resta ver como a implementação dessas novas políticas vai afetar o ecossistema da App Store e a concorrência entre os desenvolvedores de aplicativos. Com a Apple enfrentando pressões regulatórias e antitruste em várias jurisdições, é possível que essas mudanças sejam apenas o começo de uma série de reformas destinadas a promover uma concorrência mais justa e abrir novas oportunidades para os desenvolvedores e usuários de dispositivos iOS.

Fonte: The Verge

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X