OpenAI diz que o Sora será disponibilizado ainda em 2024

OpenAI diz que o Sora será disponibilizado ainda em 2024

Desde que foi apresentado esse ano, o Sora, gerador de vídeo por texto, acabou chamando bastante atenção principalmente por sua capacidade avançada de transformar prompts em vídeos realistas. E nos próximos meses, mais pessoas vão poder aproveitar esse poder.

Acontece que a OpenAI, a empresa criadora da ferramenta de inteligência artificial, revelou que o gerador Sora estará disponível para o público em geral, prometendo avançar anda mais a forma como conteúdos audiovisuais são criados atualmente.

Leia também:

Impressionante: Sora é capaz de gerar o mesmo video em diferentes pontos de vista
Sora, nova ferramenta da OpenAI, também é capaz de animar imagens; confira como fica

Sora poderá ter opção para adição de áudio e edição de vídeo

Em uma entrevista concedida ao The Wall Street Journal, a diretora de tecnologia da OpenAI, Mira Murati, anunciou que o Sora estará disponível ainda este ano, possivelmente em alguns meses, para o público em geral.

Isso porque, desde sua apresentação inicial em fevereiro, o Sora tem impressionado com sua capacidade de criar vídeos que desafiam a realidade, mas está atualmente restrito para uso de artistas visuais, designers e cineastas.

Mas, mesmo com essa restrição, muitos trabalhos gerados pelo Sora foram compartilhados em redes sociais como o X e Instagram, e vêm chamando bastante atenção devido a qualidade dos trabalhos gerados, podendo até mesmo criar diferentes perspectivas de visão de uma mesma imagem ou vídeo.

Atualmente uma das características mais empolgantes do Sora é sua promessa de incorporar áudio no futuro, o que poderá elevar ainda mais o nível de realismo das cenas geradas. Além disso, a OpenAI planeja permitir que os usuários editem o conteúdo dos vídeos produzidos pelo Sora, reconhecendo que as ferramentas de IA nem sempre produzem imagens precisas.

“Estamos tentando descobrir como usar essa tecnologia como uma ferramenta com a qual as pessoas possam editar e criar”, disse Murati ao Journal.

OpenAI está tentando tornar a ferramenta acessível

Sora

No entanto, surgiram questões sobre os dados utilizados para treinar o Sora. Murati optou por não fornecer detalhes específicos, limitando-se apenas a afirmar que foram utilizados dados publicamente disponíveis ou licenciados, obtidos através de conteúdo da Shutterstock, já que a OpenAI conta com uma parceria. Dessa forma, ela não confirmou a utilização de vídeos de plataformas populares como YouTube e Instagram.

Um aspecto importante a ser considerado é o custo associado ao funcionamento do Sora. Murati admitiu que é significativamente mais caro de manter do que outros projetos da OpenAI. Porém, a empresa está empenhada em tornar o Sora acessível, visando oferecer custos semelhantes ao DALL-E, seu modelo de IA para texto para imagem.

Outra preocupação crescente é a respeito do uso desse tipo de tecnologia para gerar vídeos falsos e disseminar informações falsas, principalmente porque as eleições presidenciais nos Estados Unidos acontecem esse ano.

Quanto a isso, Murati esclareceu que o Sora provavelmente não será capaz de produzir imagens de figuras públicas (uma política semelhante ao do DALL-E), e os vídeos gerados terão uma marca d’água para distingui-los do conteúdo real.

Fonte: The Verge

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X