Mais leve! Alan Wake 2 ganha atualização e reduz os requisitos mínimos para o PC

Mais leve! Alan Wake 2 ganha atualização e reduz os requisitos mínimos para o PC

Alan Wake 2 foi um dos jogos mais queridos do ano passado, e até mesmo concorreu ao prêmio de melhor jogo do ano no The Game Awards. Chegando como uma continuação do primeiro jogo depois de alguns anos, ele conquistou os fãs de suspense e mistério.

Porém, as especificações exigentes para rodar o jogo no PC deixaram alguns fãs com computadores mais antigos de fora. Mas agora isso pode mudar para alguns deles, já que uma nova atualização promete mudar esse cenário. Confira!

Leia também:

8 curiosidades sobre Alan Wake 2, o game com gráficos surpreendentes
Cerca de 23% das pessoas que jogam pelo PC não poderão rodar Alan Wake 2

Placas de vídeo GTX têm melhorias de até 100%

Na última quarta-feira (6), Alan Wake 2 recebeu uma atualização com o objetivo de melhorar significativamente a reprodução do jogo em computadores mais básicos, especialmente aqueles equipados com GPUs GeForce GTX da série 10 baseadas na arquitetura Pascal.

O Digital Foundry, especializado em análises técnicas de jogos, teve acesso antecipado ao update gratuito e realizou testes que revelaram melhorias notáveis.

De acordo com os testes realizados pelo Digital Foundry, algumas placas da linha GTX 10 apresentaram um aumento de até três vezes na performance durante a reprodução do jogo. Destacam-se os resultados da GTX 1070, que teve um ganho de cerca de 57% na performance, e da GTX 1080, com uma otimização de 85%. Surpreendentemente, a GTX 1080 Ti quase atingiu uma melhoria de 100%.

Porém, mesmo assim, Alex Battaglia ressalta que esse modelo de entrada ainda não é uma boa opção mesmo depois da atualização:

“Infelizmente, eu rapidamente descobri que nenhum nível de redução da resolução poderia nos ajudar a obter uma experiência próxima dos 30fps (…) Até em resoluções ridiculamente baixas, onde a GPU realisticamente não devia ser limitada pela taxa de transferência dos pixel shaders, a GTX 1060 teve problemas. Aqui eu imagino que tem algum outro aspecto da GPU causando problemas, impedindo uma performance constante.”

É importante ressaltar que modelos de GPUs como a GTX 1060, a quarta placa de vídeo mais utilizada pelos usuários da Steam, não contam com suporte ao mesh shaders, um recurso utilizado pela Remedy para aprimorar os gráficos de Alan Wake 2. Ou seja, embora o jogo rode de forma suficiente, ainda não é a melhor forma para garantir o máximo de qualidade.

Ainda assim, a atualização já é bastante importante uma vez que traz evolução para as placas da linha GTX 10, permitindo que mais pessoas possam curtir o jogo esse ano. Infelizmente, GPUs equivalentes da AMD, como o RX 580, não foram otimizadas nesta ocasião.

Confira os novos requisitos mínimos para Alan Wake 2

Alan Wake 2

Além da melhoria de desempenho, a Remedy, desenvolvedora do jogo, também revelou que a atualização trouxe novos requisitos técnicos para rodar Alan Wake 2 no PC. Esses requisitos, anunciados junto com a atualização, fornecem orientações para diferentes configurações:

Requisitos Mínimos:

  • SO: Windows 10 / 11 (64 bits)
  • Performance Média: 1080p e 30 FPS
  • Processador: Intel Core i5-7600K ou equivalente AMD
  • Memória: 16 GB de RAM
  • Placa de Vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1070 ou AMD Radeon RX 5600 XT, ambas com 6 GB de VRAM
  • Armazenamento: 90 GB disponíveis (apenas SSD)

Requisitos Recomendados (com Performance):

  • SO: Windows 10 / 11 (64 bits)
  • Performance Média: 1080p e 60 FPS
  • Processador: AMD Ryzen 7 3700X ou equivalente Intel
  • Memória: 16 GB de RAM
  • Placa de Vídeo: NVIDIA GeForce RTX 3070 ou AMD Radeon RX 6700 XT, ambas com 8 GB de VRAM
  • Armazenamento: 90 GB disponíveis (apenas SSD)

Requisitos para rodar no Ultra:

  • SO: Windows 10 / 11 (64 bits)
  • Performance Média: 2160p e 60 FPS
  • Processador: AMD Ryzen 7 3700X ou equivalente Intel
  • Memória: 16 GB de RAM
  • Placa de Vídeo: NVIDIA GeForce RTX 4070 ou AMD Radeon RX 7800 XT, ambas com 12 GB de VRAM
  • Armazenamento: 90 GB disponíveis (apenas SSD)

Confira abaixo a tabela com todos os requerimentos para rodar no Minimo, Recomendado e Ultra, e usando o Ray Tracing:

Alan Wake 2

Essas novas especificações oferecem aos jogadores uma orientação clara sobre os requisitos necessários para desfrutar da experiência de Alan Wake 2 em diferentes configurações de hardware.

Fonte: EuroGamer

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X