Hacker roda GTA: Vice City num roteador com ajuda de uma eGPU e Linux

Hacker roda GTA: Vice City num roteador com ajuda de uma eGPU e Linux

O hacker “KittenLabs” encontrou uma nova plataforma para GTA: Vice City. Um roteador. Isso mesmo. O alemão conseguiu rodar o game num roteador da TP-Link (TL-WDR4900), lançado em 2013. Para a façanha ele contou com o auxílio de uma eGPU, isto é, uma placa de vídeo externa, e o sistema operacional Debian Linux. Além de muita persistência.

Basicamente a geringonça consiste em utilizar o processador presente no roteador, um PowerPC e500V2 de 32-bit, trabalhando com a GPU externa, que nesse caso foi a AMD Radeon HD 7470.

O hacker precisou também projetar um breakout de PCB com MiniPCIe personalizado, já que o roteador não possui por padrão um slot PCIe compatível com uma GPU de PC. Com a “operação” para a instalação do PCI, KittenLabs cortou o caminho PCIe que leva a CPU para um dos chipsets Artheros, conseguindo uma interface PCIe 2.0.

Na parte do sistema operacional, inicialmente ele tentou instalar o OpenmWrt, uma distribuição Linux voltada para dispositivos embarcados, distro comum em roteadores, por exemplo. No entanto, com as limitações dessa versão, ele optou pelo Debian Linux com os módulos kernal adicionais habilitados.

A versão do jogo escolhida também precisou ser algo mega específico, que fosse compatível com chip PowerPC e o Debian Linux. Na primeira tentativa, o hacker utilizou a reVC, que é uma versão de engenharia reversa, com código-fonte disponível publicamente, mas ela estava cheia de problemas quando NPCs estavam em tela.

A segunda tentativa foi um port reVC para Nintendo Wii U. Novamente erros gráficos apareceram. O jogo só rodou realmente após uma atualização na biblioteca gráfica do Mesa 3, usada no roteador como parte da sua instalação Linux.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X