Apple poderá adicionar Gemini e OpenAI em seus iPhones

Apple poderá adicionar Gemini e OpenAI em seus iPhones

Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tem se tornado uma parte cada vez mais integrada e essencial da tecnologia de smartphones. E a Apple, uma das maiores fabricantes e vendedoras de smartphones do mundo, não poderia ficar de fora dessa.

Embora a empresa esteja trabalhando em uma solução própria da IA, ela também está percorrendo outros caminhos. Ao que tudo indica, a Apple estaria em negociações com o Google e até mesmo com a OpenAI para integrar suas soluções de inteligência artificial nos iPhones.

Leia também:

Graças à DMA, a Apple facilita o uso de outros navegadores no iOS e migração para Android
Apple atualiza manual do iPhone com conselho óbvio: não durma próximo do celular

Gemini e ChatGPT nos iPhones em breve?

Apple

De acordo com um relatório da Bloomberg, a Apple está em “negociações ativas” com o Google para implementar sua tecnologia de IA generativa, conhecida como Gemini, nos iPhones. Além disso, a Apple também está considerando a possibilidade de utilizar o ChatGPT da OpenAI em seus dispositivos.

A iniciativa confirma os esforços da Apple em investir de forma significativa em recursos de IA, como afirmado pelo CEO Tim Cook, que mencionou que a empresa está dedicando “uma quantidade tremenda de tempo e esforço” nesse campo. Ainda de acordo com o CEO, essas novidades poderão ser lançadas para o público esse ano.

A expectativa é que os recursos de IA adicionados aos produtos da Apple possam ser alimentados por uma combinação de modelos de IA de primeira e terceira partes. Os modelos da Apple iriam ser responsáveis por impulsionar a IA generativa nos aparelhos com o lançamento do iOS 18, previsto para este ano. Já os recursos de IA baseados em nuvem, como geração de texto e imagem, poderiam ser alimentados por meio de parcerias com empresas como o Google.

Embora a novidade possa ser uma surpresa para alguns, a Apple não é a primeira empresa a tomar esse caminho e fechar acordos com o Google para usar sua ferramenta avançada da de IA. Acontece que a Samsung, outra gigante do ramo, também anunciou no começo desse ano que estaria trazendo alguns recursos da marca Galaxy AI para os smartphones da linha Galaxy S24, que são alimentados justamente pela tecnologia de IA do Google.

Além disso a gigante de buscas também adiciona essas tecnologias nos seus próprios aparelhos, mais precisamente no atual Pixel 8.

Em termos de acordos, a Apple já possui um outro acordo de longa data com o Google, que torna o Google Search o mecanismo de busca padrão em seus dispositivos. Isso, inclusive, tem sido objeto de escrutínio por parte dos reguladores devido a preocupações com a competição justa no mercado de pesquisa online.

Modelo de IA da Apple pode estar ficando para trás

Apple

A Apple também não está dando o seu primeiro passo nesse caminho, uma vez que a empresa já conta com integração de IA em seus aparelhos através do chatbot interno Apple GPT, que usa uma tecnologia própria da empresa no modelo de linguagem conhecido como Ajax.

Mas, diante das novidades e possível integração com Google e OpenAI, além de outros relatos, o que se entende é que a tecnologia de IA da Apple pode estar atrás de seus concorrentes em termos de sofisticação.

Se a negociação com o Google for bem-sucedida, a Apple poderá aproveitar a vasta expertise em IA do gigante da tecnologia para melhorar ainda mais a experiência do usuário em seus dispositivos. Esta parceria potencial também poderia expandir o alcance das ferramentas de IA do Google para os mais de 2 bilhões de iPhones atualmente em circulação.

Dessa forma, a concretização de um acordo de IA entre a Apple e o Google poderia representar um reconhecimento por parte da Apple de que sua própria tecnologia de IA generativa está ficando para trás em comparação com a concorrência. No entanto, é importante destacar que qualquer decisão final sobre a implementação da tecnologia de IA do Google nos dispositivos da Apple ainda está pendente.

Por enquanto tudo não passa de especulações, e se esse acordo se concretizar realmente é muito provável que a Apple vá anunciar os frutos das negociações em breve. Porém, ainda de acordo com a Bloomberg, é muito improvável que isso aconteça antes da WWDC, que acontece em junho desse ano.

Fonte: TheVerge

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X