9 jogos baseados em eventos reais

9 jogos baseados em eventos reais

Embora a maioria dos jogos tragam histórias fictícias envolvendo ação, aventura, heróis e vilões, muitos deles acabam usando eventos reais como fonte de inspiração para muitas dessas histórias.

Dessa forma, esses jogos trazem não só uma oportunidade de imersão nesses períodos históricos como também servem para educar e até mesmo trazer pontos de vista diversos sobre cada um deles. Confira alguns exemplos.

Leia também:

7 celebridades que já apareceram em jogos
5 jogos com cenário no Brasil

9 jogos baseados em eventos reais

Geralmente os jogos são uma ótima forma de escapar do mundo real. Neles é possível ter poderes, visitar outros locais, conhecer outras pessoas e personagens. Mas alguns deles acabam indo um pouco além e trazendo também um pouco de realidade para sua narrativa.

Por isso, trazemos uma lista com 9 jogos que tiveram eventos reais como inspiração, mesmo que contem com personagens e tramas fictícias em muitos casos. Confira!

Assassin’s Creed III

Praticamente todos os jogos da séries Assassin’s Creed retratam lugares, personagens e até eventos que aconteceram na vida real, e um dos mais memoráveis deles é o Assassin’s Creed III. O jogo é ambientado durante a Guerra Revolucionária Americana, e com isso consegue mostrar eventos históricos durante a sua narrativa.

Durante a trama, o protagonista Connor viaja pela América Colonial e sua jornada o leva a momentos históricos bem significativos, como por exemplo o Massacre de Boston. Além dos eventos, o jogo também traz representação de personagens da vida real durante a Revolução Americana.

Isso porque os jogadores assumem os papéis de personagens como Haytham Kenway e Desmond Miles, ambos entrelaçados com eventos e figuras históricas da época. Ao explorar a América Colonial no século XVIII, é possível ainda ter um insight sobrea vida das tribos nativas americanas.

Mas, embora mostre alguns eventos reais, é importante ressaltar que a trama principal do jogo é fictícia.

Call Of Duty: World War II

Outra série que também tem praticamente todos os seus jogos envolvidos em eventos reais é Call of Duty, e Call of Duty: World War II é um exemplo mais do que claro. Como o próprio nome já sugere, o jogo traz uma imersão intensa nos horrores e desafios enfrentados durante um dos períodos mais marcantes da história mundial: a 2º Segunda Guerra Mundial. O jogo transporta os jogadores para o centro do conflito global, permitindo que experimentem em primeira mão os momentos cruciais e as batalhas que moldaram o curso da história.

Ao longo do jogo, os jogadores são levados a diversas frentes de batalha, desde as praias da Normandia no Dia D até as ruas devastadas pelas bombas de cidades europeias. Esses cenários são fielmente recriados, com atenção aos detalhes históricos, desde uniformes e armamentos até veículos e ambientes.

Além disso, Call of Duty: World War II traz uma narrativa que segue os passos de soldados aliados que lutam nas linhas de frente contra as forças do Eixo. O jogo também aborda temas sensíveis e complexos, como a resistência contra a ocupação nazista, os campos de batalha brutais e as atrocidades cometidas durante a guerra.

Muitos consideram até hoje a abordagem do jogo madura e respeitosa, e é uma forma de fazer com que os jogadores compreendam melhor os eventos históricos e o impacto da Segunda Guerra Mundial.

L.A. Noire

L.A. Noire mergulha os jogadores em um cenário noir repleto de mistério, intriga e drama durante o ano de 1940 na cidade de Los Angeles. Esse foi um dos anos mais violentos da história do local, e por isso alguns eventos e assassinatos presentes na trama são inspirados em crimes reais.

Los Angeles é meticulosamente recriada, servindo como ambientação para o jogo, que transporta os jogadores de volta a uma era marcada por crimes hediondos, corrupção policial e uma sociedade em transformação. Ao explorar os bairros da cidade, os jogadores são apresentados a locais icônicos, como Hollywood Boulevard e o centro da cidade, repletos de referências históricas e arquitetônicas autênticas.

Mas o ponto principal do jogo é sua mecânica de investigação, na qual os jogadores assumem o papel do detetive Cole Phelps, resolvendo uma série de casos inspirados em eventos reais. Desde homicídios brutais até incêndios criminosos e conspirações políticas, os jogadores são desafiados a coletar pistas, interrogar testemunhas e desvendar os segredos sombrios que assolam a cidade.

Uma das missões, por exemplo, inclui resolver o mistério da morte de Jeanne French, também conhecida como Black Dahlia, ou Dália Negra. O jogo também aborda questões mais profundas, como o racismo sistêmico, o sexismo e a desigualdade social, refletindo os desafios enfrentados pela sociedade na época.

This War Of Mine

“This War of Mine” é um jogo profundamente inspirado nos horrores da guerra, particularmente no Cerco de Sarajevo, que ocorreu em Pogoren, Graznavia. Esta batalha foi um dos maiores conflitos desde a Segunda Guerra Mundial. Ainda assim, o jogo poderia ser sobre qualquer guerra.

Isso porque o seu foco não é nos militares e nas batalhas e sim nos civis. Os desenvolvedores do jogo conseguiram recriar de forma muito intensa a dura realidade vivida durante a guerra, desde os combates até as condições desoladoras de pobreza que deixaram os civis lutando desesperadamente para sobreviver.

O jogo coloca os jogadores na pele de civis presos em meio ao cerco urbano, semelhante ao que aconteceu em Sarajevo e o que acontece em muitos locais com conflitos dessa magnitude. Dessa forma, eles são obrigados a tomar decisões difíceis para garantir sua sobrevivência e a de outros. Isso reflete a realidade enfrentada por muitas pessoas em zonas de guerra, onde a luta pela comida e recursos básicos muitas vezes é mais desafiadora do que a luta no campo de batalha.

Ao destacar a experiência dos civis durante a guerra, “This War of Mine” proporciona uma perspectiva emocionante e muitas vezes comovente sobre os efeitos devastadores dos conflitos armados. A história do jogo é baseada nas experiências reais de pessoas que viveram em áreas sitiadas durante guerras, oferecendo aos jogadores uma visão íntima das dificuldades enfrentadas por esses indivíduos.

A atmosfera sombria e os eventos apresentados no jogo são bastante enraizados na realidade, capturando os horrores inimagináveis enfrentados pelos civis em meio ao caos da guerra.

Kingdom Come: Deliverance

Kingdom Come: Deliverance traz uma das melhores retratações histórias em jogos, principalmente por causa da sua fidelidade aos eventos históricos, especialmente à Guerra de 1403. Inspirado nesse período, o jogo recria de maneira impressionante os acontecimentos da época e inclui personagens importantes desse período, como o Rei Venceslau IV e Racek Kobyla, entre outros.

Os jogadores assumem o papel de Skalitz, um sobrevivente dos ataques durante a guerra, que busca vingança pela morte de seus pais. O enredo é baseado em eventos reais desse conflito, e as cenas foram projetadas com cuidado com base em conflitos históricos que ocorreram naquela época.

Outro aspecto bem notável de Kingdom Come: Deliverance é sua representação precisa do ambiente, roupas, armas e até mesmo das pessoas daquele período. Os desenvolvedores investiram tempo e esforço em garantir que cada detalhe refletisse a autenticidade histórica, garantindo assim que os jogadores tivessem uma experiência imersiva e educativa.

The Town Of Light

The Town of Light é um jogo que se baseia em eventos reais ocorridos no infame Hospital Psiquiátrico de Volterra, na Itália. Este hospital, construído em 1888, ficou conhecido por seu tratamento terrível aos pacientes e é o cenário central do jogo. Os jogadores exploram o jogo pelos olhos de uma adolescente, testemunhando os horrores que podem muito bem espelhar as experiências de pacientes reais antes do fechamento do hospital.

O jogo é profundamente inspirado pelas histórias reais de abuso e negligência que ocorreram dentro das paredes do hospital. Os desenvolvedores recriaram os corredores abandonados, as salas escuras e os detalhes visuais do Ospedale Psichiatrico di Volterra para garantir uma experiência mais real possível para aos jogadores.

Ao interpretar o papel de Renee, uma ex-paciente que retorna ao hospital para confrontar os traumas do passado, os jogadores são mergulhados em uma narrativa emocionante e perturbadora. Eles são desafiados a explorar os segredos sombrios do asilo, encontrar pistas sobre a história de Renee e sobreviver aos horrores que assombram o local.

Além de trazer essa visão macabra e um tanto angustiante da história do Hospital Psiquiátrico de Volterra, o jogo também traz questionamentos e lança luz a como hospitais psiquiátricos eram fonte de “tratamentos” desumanos, algo que aconteceu em diversos países, inclusive no Brasil.

That Dragon, Cancer

Embora a maioria dos jogos dessa lista mostrem eventos que afetaram centenas e milhares de pessoas, That Dragon, Cancer traz um evento muito mais íntimo. Ainda assim, infelizmente é algo com que muitas pessoas possam identificar.

O jogo é baseado na jornada vivida pelos pais de Joel, um menino de apenas 4 anos, paciente com câncer terminal. Criado por Amy e Ryan Green, o jogo retrata a dolorosa experiência de lidar com a doença e perda de um ente querido de forma íntima e comovente.

Ao longo do jogo, os jogadores são levados através de catorze cenas que refletem a luta de Joel contra o câncer, explorando os altos e baixos emocionais da família durante esse período difícil. Cada cena é uma representação artística das experiências vividas pelos Greens, oferecendo aos jogadores uma visão autêntica e comovente da tragédia que enfrentaram.

A narrativa do jogo é uma recontagem sincera das memórias e pensamentos de Amy e Ryan sobre a tragédia que os atingiu, permitindo que os jogadores mergulhem profundamente na história emocionalmente carregada. Ao interagir com objetos e cenários dentro do jogo, os jogadores têm a oportunidade de explorar os sentimentos de perda, esperança e amor que permeiam a história de Joel.

Embora That Dragon, Cancer possa ser considerado mais uma experiência de contar histórias do que um jogo tradicional, sua inspiração nos eventos reais vividos pela família Green o torna uma representação poderosa e autêntica da jornada emocional enfrentada por eles. É uma lembrança tocante da fragilidade da vida e da força do espírito humano diante da adversidade.

Valiant Hearts: The Great War

Valiant Hearts: The Great War é mas um jogo inspirado em uma grande guerra, mas também traz uma visão um tanto diferenciada desse tipo de evento. Embora retrate os conflitos e dificuldades, ele também mostra a humanidade por trás dessas histórias dolorosas.

O jogo se passa durante a Grande Guerra de 1914, também conhecida como a Primeira Guerra Mundial. Ele retrata fielmente os horrores e desafios enfrentados durante esse período histórico, ao mesmo tempo que apresenta uma narrativa emocionante e comovente.

O jogo oferece aos jogadores a oportunidade de experimentar a guerra através dos olhos de quatro personagens principais: um soldado americano chamado Freddie, uma enfermeira belga chamada Anna, um homem francês chamado Emile e seu genro alemão, Karl. Cada um desses personagens é inspirado em heróis reais da Grande Guerra, adicionando um elemento de autenticidade à experiência do jogo.

Valiant Hearts: The Great War não apenas retrata os aspectos militares da guerra, mas também explora temas mais profundos, como amor, amizade e resiliência diante da adversidade. Os jogadores mergulham em uma jornada emocional enquanto ajudam um soldado a encontrar seu amor perdido e enfrentam os desafios da guerra ao longo do caminho.

Além disso, o jogo traz ainda uma riqueza de elementos históricos, incluindo evidências enciclopédicas e fotos reais da guerra de 1914, que enriquecem ainda mais a imersão na época. Isso permite que os jogadores não apenas se divirtam, mas também aprendam sobre os eventos reais e as histórias comoventes que moldaram esse conflito.

1979 Revolution: Black Friday

1979 Revolution: Black Friday é um jogo que se inspira nos eventos reais ocorridos durante a Revolução Iraniana, focando na vida de Reza Shirazi, um fotojornalista durante esse período tumultuado. E não, o jogo não tem nada a ver como a época de preços baixos.

Reza precisa tirar fotos dos eventos que estão acontecendo no local, e isso faz com que ele precise tomar algumas decisões e interaja com personagens ao redor para descobrir melhor o que está acontecendo. Os desenvolvedores do jogo, Ink Stories, criaram essa experiência interativa como uma forma de mostrar o caos e a violência que marcaram a revolução.

Durante a gameplay os jogadors seguem esses momentos mais angustiantes e emocionantes da revolução. Eles se deparam com situações de reféns, brutalidade e o intenso desejo dos cidadãos de derrubar seu líder na época. Além disso, o jogo oferece uma visão autêntica dos eventos históricos, apresentando fotos reais da guerra e trechos de contexto histórico.

Como Reza, os jogadores enfrentam escolhas difíceis que moldam o curso da história e os levam a interagir com uma variedade de personagens e cenários. A precisão histórica do jogo, juntamente com sua representação realista de eventos e personagens complexos, fazem dele uma experiência imersiva e interessante para quem quer saber mais sobre o conflito.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X