Essa é a primeira RTX 3070 com 12 GB; três brasileiros foram responsáveis por este feito

Essa é a primeira RTX 3070 com 12 GB; três brasileiros foram responsáveis por este feito

O brasileiro Paulo Gomes, especialista em reparo de placas de vídeo, e sua equipe, conseguiram, com base num mod, criar a primeira versão da RTX 3070 com 12 GB de VRAM, a mesma quantidade da sucessora direta, a RTX 4070

A RTX 3070, que em sua versão da linha tem 8 GB de memória, recebeu esse up pelos técnicos brasileiros. A Modificação resultou em um aumento de performance para a placa em Resident Evil 4 Remake.

Inicialmente, Gomes e demais envolvidos no processo, Jefferson Silva e Ygor Mota, conseguiram uma edição inédita da RTX 3070 com uma quantidade de VRAM abaixo do padrão, um modelo com 6 GB.

As modificações foram realizadas com base num modelo da RTX 3070 da EVGA que estava com inúmeros problemas, no HDMI, na GPU e também apresentava instabilidade na parte da VRAM. Eles optaram por desabilitar dois chips de 1 GB que estavam inativos, alterando a placa para 6 GB de VRAM.

Num segundo momento, o rebailling teve como objetivo elevar a quantidade de VRAM da placa. Por que não tentar saltar de 6 GB para 12 GB?

Os brasileiros chegaram a repercutir na imprensa mundial em outro momento por conseguirem fazer um mod para que a RTX 3070 ficasse com 16 GB de VRAM. No entanto, em todos os testes realizados, ficou claro que a placa não conseguia lidar com toda essa quantidade de memória. Um cenário em que 12 GB toma o lugar dos 16 GB é mais condizente, em termos funcionais, para esse modelo.

Os chips de memória, da Samsung, foram reaproveitados de outra placa e o resultado foi um sucesso.

 

A placa foi testada em Resident Evil 4 Remake, com tudo no máximo e na resolução 2560 x 1080 pixels. Enquanto no modelo com 6 GB de VRAM o framerate ficou entre 50 e 60 fps, o mod para 12 GB resultou em um salto para os 70 – 80 fps.

Com a expansão da VRAM, o game tem mais margem para trabalhar em cima da memória da própria placa de vídeo, recorrendo menos a memória principal do PC (a memória RAM), reduzindo as chances de queda de performance.

Confira abaixo o vídeo completo com todo o processo:

https://www.youtube.com/watch?v=1hiRjhcqFY4&t=874s

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X