LG eleva a experiência de TV com a série OLED de 2024, focando na Inteligência Artificial

LG eleva a experiência de TV com a série OLED de 2024, focando na Inteligência Artificial

Um dos dispositivos que segue se atualizando ano após ano é a TV, e agora o foco é justamente trazer o boom da Inteligência Artificial para elas. E é exatamente o que a LG está fazendo com suas novas TVs OLED.

A empresa já tinha se destacando nesse mercado há um tempo. Há um ano, a LG lançava suas TVs OLED mais brilhantes, superando desafios históricos da tecnologia de painel. O modelo G3 OLED de 2023 foi elogiado como “uma TV excepcional sem verdadeiras fraquezas”, marcando um avanço significativo.

Agora, em 2024, a LG traz como novidade a introdução de melhorias iterativas, destacando-se pela incorporação maciça da Inteligência Artificial (IA) em sua nova linha de TVs OLED.

Leia também:

LG lança primeira Smart TV OLED 8K no Brasil; preço assusta
LG apresenta linha 2023 de SmartTVs no Brasil; incluindo a primeira OLED 8K

Nova linha conta com atualizações técnicas

OLED

A LG trouxe no ano passado avanços técnicos substanciais, com a introdução da série G3 OLED e a inovadora TV “wireless,” a Signature OLED M. Esses modelos receberam elogios por superar as limitações em ambientes luminosos e fornecer uma qualidade de imagem excepcional.

Para 2024, a empresa está expandindo suas ofertas e aprimorando ainda mais a experiência do usuário. A série G4 traz a tecnologia Micro Lens Array para uma tela ainda maior, de 83 polegadas, pela primeira vez. Lembrando que essa é a tecnologia responsável pela imagem mais brilhante do G3.

Além disso, a série OLED M de 2024 inclui um modelo menor, de 65 polegadas, para atender à demanda por tecnologia sem fio em tamanhos mais modestos.

As novas TVs também trazem novidades como taxas de atualização variáveis de até 144Hz, representando um aumento em relação as antecessoras que iam até 120Hz. Essa é uma boa notícia principalmente para quem gosta de jogar na TV.

Foco na Inteligência Artificial com as TVs OLED

Mas, apesar das mudanças, o grande destaque deste ano é a ênfase na IA. A nova série de processadores a11, presentes nos modelos M4 e G4, promete uma melhoria notável de 70% no desempenho gráfico e uma velocidade de processamento 30% mais rápida em comparação com seus predecessores, segundo o comunicado de imprensa da LG.

Embora a IA já tenha sido parte integrante das OLEDs da LG, a empresa destaca as melhorias significativas em 2024. O chip Alpha 11 utiliza análise precisa de pixels para aprimorar objetos e fundos, oferecendo uma experiência de visualização mais nítida e evitar que fiquem borrados. E tem mais:

“Tudo conduzido pelo julgamento perspicaz da própria IA, as TVs OLED da empresa proporcionam uma experiência de visualização mais clara e vibrante. Além disso, o engenhoso processador de IA aprimora habilmente as cores, analisando tons frequentemente usados que melhor transmitem o humor e os elementos emocionais pretendidos por cineastas e criadores de conteúdo. O Dynamic Tone Mapping Pro divide as imagens em blocos e ajusta brilho e contraste, analisando variações de brilho onde a luz entra na cena, criando imagens com aparência mais tridimensional.”

Divisão entre modelos e tamanhos

Existe ainda a opção de desativar esses modos de IA para quem prefere imagens mais “puras”, mas para os clientes que conseguirem visualizar as melhorias trazidas por eles certamente deixarão a opção ativa.

Vale lembrar que nesse caso há uma diferença maior em relação ao desempenho comparando os modelos G4 (que tem a tecnologia IA) e o C4 (que não tem) quando comparado a diferença de desempenho entre o G3 e o C3 no ano passado, já que nesses modelos a diferença era apenas no brilho.

A nova linha de TVs OLED reflete uma estratégia de oferecer opções diversificadas para atender a diferentes necessidades. A série B4, de entrada, traz melhorias notáveis, incluindo quatro portas HDMI 2.1 de largura de banda total, permitindo jogos 4K a 120Hz. Além disso, a LG promete cinco anos de atualizações do webOS para suas TVs, a partir de 2022, garantindo uma experiência alinhada e consistente ao longo do tempo.

Entretanto, a maior diferenciação neste ano está no foco em IA. Enquanto os modelos G4 e M4 recebem as inovações de IA, os modelos C4 e B4 optam por uma abordagem mais convencional.

A LG ainda não revelou quais serão os preços para a nova linha de TVs OLED de 2024, mas revelou quais serão os tamanhos de cada uma. Confira:

LG Signature OLED M

  • 97 polegadas
  • 83 polegadas
  • 77 polegadas
  • 65 polegadas

LG G4 OLED

  • 97 polegadas (não inclui a tecnologia Micro Lens Array)
  • 83 polegadas
  • 77 polegadas
  • 65 polegadas
  • 55 polegadas

LG C4 OLED

  • 83 polegadas
  • 77 polegadas
  • 65 polegadas
  • 55 polegadas
  • 48 polegadas
  • 42 polegadas

LG B4 OLED

  • 77 polegadas
  • 65 polegadas
  • 55 polegadas
  • 48 polegadas

Ou seja, no final as novas TVs OLED 2024 da LG não contam com ganhos significativos de brilho para a série G4, e sim melhorias em processamento e IA, que prometem uma experiência mais rica e envolvente.

Fonte: TheVerge

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X