Jogos de estratégia são os preferidos dos brasileiros, revela pesquisa

Jogos de estratégia são os preferidos dos brasileiros, revela pesquisa

Recentemente, uma pesquisa revelou dados interessantes sobre as preferências dos gamers brasileiros, destacando que os jogos de estratégia são os favoritos de uma parcela significativa desse público.

O estudo, intitulado “Gameverso: Onde Tudo Está Conectado”, foi conduzido pela plataforma de consumer insights MindMiners e apresentou resultados reveladores sobre o comportamento e as escolhas dos jogadores no Brasil.

Leia também:

50% dos brasileiros mantêm o mesmo celular desde 2020/2021, revela pesquisa
PlayStation 4 segue como o console mais popular do Brasil, revela pesquisa

Dispositivos móveis são os mais usados para jogos

A pesquisa “Gameverso: Onde Tudo Está Conectado” trouxe alguns dados interessantes não apenas sobre as preferências dos gamers, mas também sobre a abrangência do público de jogadores no Brasil.

Jogos de estratégia

Com a participação de 2 mil pessoas com mais de 18 anos, o levantamento mostrou que impressionantes 83% dos respondentes estão envolvidos de alguma forma com jogos eletrônicos. Eles foram divididos em Geração Z (entre 18 e 26 anos), Millenials (entre 27 e 42 anos), Geração X (entre 43 e 58 anos) e Boomers (mais de 59 anos).

Dentro desse universo de jogadores, os perfis variam, com 60% sendo jogadores casuais, 14% jogadores sociais, 11% exploradores, 5% hardcore e 10% competitivos. Enquanto os casuais jogam vez ou outra sem muito envolvimento com os jogos, os sociais buscam mais por jogos cooperativos para se divertir com os amigos.

Quanto à frequência da jogatina, as pessoas que jogam pelo PC é que geralmente têm uma frequência maior de jogo, enquanto as que jogam pelo celular estão mais na opção “raramente”. A maioria dos entrevistados joga algumas vezes por semana (33%), dedicando cerca de 1 a 2 horas a cada sessão de gameplay (42%).

Jogos de estratégia

Além disso, a pesquisa abordou a plataforma de escolha para os jogadores. Não surpreendentemente, os dispositivos móveis lideram como a plataforma mais popular, com 74% dos entrevistados afirmando jogar em smartphones ou tablets. Em segundo lugar, estão os PCs/notebooks, escolhidos por 44% dos participantes, seguidos pelos consoles, que obtiveram a preferência de 43%.

Entre as pessoas que escolheram os dispositivos móveis, a pesquisa deu destaque para os gamers casuais e também para o público feminino, mostrando que as mulheres estão cada vez mais inseridas nesse tipo de comunidade. Além disso, a preferência pelos celulares pode ser explicada pelo valor do investimento. O celular é um aparelho que pode ser mais barato, é essencial para outras atividades, enquanto um pc para jogos ou um console é uma escolha um pouco mais cara.

Jogos de estratégia ganham destaque na preferência

Jogos de estratégia

De acordo com o levantamento, 39% dos entrevistados indicaram os jogos de estratégia como seu gênero favorito. Essa preferência destacada mostra como os desafios e a complexidade envolvidos nesse tipo de jogo cativam uma parte substancial da comunidade gamer no país.

Embora mais da metade das pessoas geralmente procuram conhecer um jogo mais a fundo antes de comprar, seja assistindo gameplays ou streams, o estudo revelou que 36% ainda realiza a compra do jogo sem procurar por esse tipo de informação antes, as cegas.

Outra descoberta interessante é a predileção dos brasileiros pelos títulos single player. O estudo revelou que 45% das pessoas jogam sozinhas, enquanto 35% preferem jogar com amigos reais.

Essa preferência por experiências singleplayer pode ser explicada por diversos motivos, principalmente porque a maioria dos jogos não dão a opção de jogar com outras pessoas e são bons jogos.

O estudo segue com mais informações sobre esse tipo de comportamento, mostrando o que as pessoas mais gostam de comer e beber enquanto jogam, por quais meios ficam ligados no mundo gamer, o que fazem quando não estão jogando, quais as redes sociais preferidas e muito mais.

Fonte: mindminers

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X