IA reimagina A Viagem de Chihiro em live action e causa polêmica

IA reimagina A Viagem de Chihiro em live action e causa polêmica

Hoje em dia está se tornando cada vez mais comum o uso de IA (Inteligência Artificial) para reimaginar personagens. Seja em situações diversas ou até mesmo versões mais realistas, foi o que aconteceu recentemente com um clássico: A Viagem de Chihiro.

A animação do Studio Ghibli ganhou uma versão live action reimaginada por IA, trazendo para o “mundo real” o assustador mundo encontrado na animação. O resultado é impressionante e aterrorizante, mas ao mesmo tempo acabou gerando uma polêmica com os fãs do estúdio.

Leia também:

Impressionante: IA imagina como estariam músicos famosos se estivessem vivos
Inteligência artificial imagina cientistas famosos com estilo dos Simpsons

O mundo assustador de A Viagem de Chihiro

A versão reimaginada em live action de A Viagem de Chihiro foi postada nas redes sociais e rapidamente compartilhada em diversas plataformas. Muitas pessoas acabaram admirando o resultado final, principalmente quem já imaginava como todos aqueles personagens poderiam ser na vida real. Porém, outros acabaram achando um insulto.

O vídeo é curto, tem apenas 16 segundos, mostrando alguns personagens e elementos do filme em versão “real”. Dentre os personagens estão Kaonashi, Kamaji, Aogaeru, entre outros. Todos com uma pegada live action. Os cenários também são mostrados de forma bem realista. Confira o resultado final:

Polêmica pelo uso da IA

A polêmica gerada pelo vídeo não foi por acharem que não ficou bom ou parecido, mas puramente porque ele foi feito com IA. Embora tenha sido feito por um fã do Studio Ghibli, outros fãs não gostaram nada da ideia já que acharam ser uma afronta às crenças de Hayao Miyazaki, o criador do estúdio.

Isso porque ele já tinha falado e se manifestado a respeito do uso de Inteligência Artificial na criação de obras de artes e de animações em si, sendo contra essa evolução. Em um documentário de 2019 que mostra o trabalho de Miyazaki, mostra uma cena em que ele é apresentado a uma ferramenta de animação de IA, e sua reação é achar aquilo “desumano”.

“Quem cria essas coisas não tem ideia do que é dor. Estou totalmente enojado. Eu jamais desejaria incorporar essa tecnologia ao meu trabalho. Sinto fortemente que isso é um insulto à própria vida.”

Dessa forma, muitos fãs do artista e principalmente os que já sabem dessa sua posição a respeito de IA se revoltaram contra o vídeo, achando o trabalho desrespeitoso por usar justamente esse tipo de ferramenta.

Vale ressaltar que na ocasião em questão, a ferramenta utilizou IA para simular movimentações grotescas que “humanos não conseguiriam imaginar”, e Miyazaki ficou ofendido justamente por causa disso, já que ele citou seu amigo que tem dificuldade motora. Confira:

Em relação ao vídeo em “homenagem” ao filme de Chihiro, muitas pessoas gostaram do resultado final, mostrando o quanto a animação teria sido bem mais assustadora se fosse de fato um live action.

A Viagem de Chihiro e seu poder

A Viagem de Chihiro é um filme em animação lançado em 2001 pelo Studio Ghibli e, até hoje, é um dos trabalhos mais icônicos e amados já lançados por eles. Ele conta a história de uma garota chamada Chihiro. Ela está mudando de cidade com os pais quando encontram um lugar misterioso no caminho, mas aparentemente abandonado.

Diante de uma mesa cheia de comidas apetitosas, os pais de Chihiro não resistem e decidem devorar o banquete, enquanto a menina amedrontada não toca na comida. Quando a noite chega, os pais dela são transformados em porcos, e Chihiro descobre um mundo mágico e assustador ao redor. Cabe a ela enfrentar seus medos e salvar os pais. Confira o trailer:

A animação foi dirigida pelo próprio Hayao Miyazaki e também ganhou muitos prêmios desde o seu lançamento, até mesmo um Oscar, o que fez com que ela se tornasse reconhecida no mundo todo, mesmo entre as pessoas que não são fãs da cultura japonesa como um todo.

Mas vale ressaltar que o Studio Ghibli também conta com diversas outras produções muito bem conceituadas e populares como Meu Amigo Totoro, O Castelo Animado, Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar, e outros.

Para quem tiver interesse, a maioria deles está disponível na Netflix.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X