Chrome coleta dados de usuários mesmo no modo anônimo

Chrome coleta dados de usuários mesmo no modo anônimo

Recentemente, o Google concordou em pagar a quantia significativa de $5 bilhões para resolver um processo que o acusava de rastrear a atividade dos usuários no modo anônimo do Chrome.

Como parte desse ajuste, a empresa está implementando mudanças no aviso do modo anônimo para esclarecer suas práticas de coleta de dados. Ou seja, ela deixa muito claro que sim, existe essa coleta de dados por parte dos sites.

Leia também:

Agora ficou mais fácil esconder suas abas anônimas no Google Chrome para Android
Navegador Opera GX agora tem “Botão do Pânico” para trocar de tela rápido

O contexto do processo judicial

Em 2020, o Google enfrentou um processo acusando-o de rastrear as atividades dos usuários mesmo quando estavam utilizando o modo de navegação anônima.

Os autores argumentaram que a empresa utilizava diversas ferramentas, incluindo o produto Analytics, aplicativos e plug-ins do navegador, para monitorar os usuários. Alegaram ainda que, ao rastrear os usuários no modo anônimo, o Google transmitia uma falsa sensação de controle sobre as informações compartilhadas pelos usuários.

O processo resultou em um acordo de $5 bilhões, que está programado para ser finalizado em fevereiro, e as mudanças no aviso do modo anônimo.

A atualização do aviso do modo anônimo

modo anônimo

As páginas do modo anônimo foram redesenhadas para esclarecer as práticas de coleta de dados, confirmando que isso acontece de fato mesmo usando esse modo. Esse é um passo importante já que muitos usuários acreditavam que por navegar no modo anônimo não haveria coleta de dados.

A versão atual do aviso destaca que outras pessoas que usam o mesmo dispositivo não verão a atividade do usuário, mas ressalta que downloads, marcadores e itens da lista de leitura serão salvos.

A alteração crucial incluída no aviso atualizado destaca que o modo anônimo não afetará a forma como os sites coletam dados, incluindo o próprio Google. Essas atualizações já estão disponíveis na versão Canary do Chrome em várias plataformas, como Android e Windows.

Comparação entre os Avisos:

  • Aviso Atual: “Agora você pode navegar em particular, e outras pessoas que usam este dispositivo não verão sua atividade. No entanto, downloads, marcadores e itens da lista de leitura serão salvos.”
  • Novo Aviso no Canary: “Outras pessoas que usam este dispositivo não verão sua atividade, para que você possa navegar com mais privacidade. Isso não alterará como os dados são coletados pelos sites que você visita e os serviços que eles usam, incluindo o Google. Downloads, marcadores e itens da lista de leitura serão salvos.”

modo anônimo

É essencial que os usuários entendam que o modo anônimo não garante total anonimato. Os sites visitados, incluindo o Google, ainda podem coletar dados e rastrear o usuário durante a navegação.

Também é importante lembrar que mesmo que a prevenção de rastreamento de cookies de terceiros esteja ativada por padrão no modo anônimo, essa medida pode fornecer apenas um nível limitado de proteção.

Fonte: mspoweruser

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X