Inovação na biometria: Realme GT5 Pro desbloqueia tela através de leitura da palma da mão

Inovação na biometria: Realme GT5 Pro desbloqueia tela através de leitura da palma da mão

A tecnologia empregada em dispositivos móveis vem avançando em diversas áreas e a Realme surge agora como pioneira ao reintroduzir uma funcionalidade de desbloqueio inovadora em seu novo dispositivo, o GT5 Pro.

Alguns devem lembrar que a LG, quando ainda fabricava smartphones, tentou implementar o desbloqueio por palma no G8 ThinQ, mas não deu muito certo. Agora a Realme traz essa característica de volta, aprimorada e com suporte a gestos práticos.

Leia também:

Realme é marca de smartphones que mais cresceu em vendas no Brasil no segundo semestre de 2023
Realme GT5 é anunciado: até 24 GB de RAM e carregamento de 240W

Realme GT5 Pro inova na tecnologia

Realme GT5 Pro

Quando a LG experimentou o desbloqueio por palma no G8 ThinQ, enfrentou desafios notáveis, como a necessidade de ativar o rastreamento da mão só depois de ligar a tela. Isso por si só acabava tirando toda a vantagem do processo, o que não deu muito certo.

Agora, a Realme consegue trazer uma abordagem inovadora, utilizando a câmera frontal de 32 megapixels do GT5 Pro para detectar a impressão da palma. A tela automaticamente acorda quando a palma se afasta, oferecendo uma experiência de desbloqueio intuitiva.

Como a câmera não fica ativa a todo momento, é possível deduzir que isso aconteça também com a ajuda de um sensor de proximidade ultrassônico (provavelmente da Elliptic Labs, que é encontrada em muitos aparelhos Android).

A Realme afirma que, ao contrário do reconhecimento facial, o desbloqueio por palma é mais rápido, impulsionado por aprendizado de máquina com mais de 10.000 modelos. A segurança desse recurso foi testada em mais de 10 milhões de ataques, segundo a empresa. Apesar disso, o dispositivo ainda mantém o tradicional leitor de impressão digital sob a tela, oferecendo aos usuários opções adicionais de desbloqueio.

Ou seja, o desbloqueio pela palma da mão chega como mais uma opção para ativar a tela em momentos pontuais como por exemplo quando se está cozinhando e está com os dedos sujos, ou até mesmo quando está dando atenção a outra coisa como dirigindo ou conversando com alguém, assim não precisa ter que ficar olhando para o smartphone para isso.

Gestos além do desbloqueio e especificações

Realme GT5 Pro

Além do desbloqueio por palma, o Realme GT5 Pro se destaca ao oferecer suporte a diversos gestos práticos. Um gesto de pinça ativa a lista de aplicativos recentes, enquanto gestos suaves para a esquerda ou direita permitem navegar por esses aplicativos.

Outros gestos incluem o controle do cursor ao levantar o indicador, a captura de tela com um gesto de palma de três dedos e o retorno à tela inicial ao virar a palma para a tela. Também é possível ativar a função “voltar” ao apontar o polegar para a esquerda. Dessa forma, dá para navegar no aparelho mesmo sem tocar nele.

Além de sua inovação em desbloqueio por palma e gestos, o Realme GT5 Pro é um dispositivo de última geração. Equipado com o processador Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm, uma tela AMOLED curva de 6,78 polegadas com resolução 2.780 x 1.264 pixels e com 144Hz de taxa de atualização, o dispositivo promete uma experiência premium.

Realme GT5 Pro

A bateria também se destaca por um tamanho generoso de 5.400mAh com suporte para carregamento rápido de 100 W, capaz de oferecer 50% de carga com apenas 12 minutos na tomada. Além disso, ele também tem suporte para carregamento sem fio de 50 W.

Para quem realizar tarefas mais exigentes ou gosta de jogar com o smartphone, ele oferece ainda um ótimo sistema de refrigeração para evitar o superaquecimento. Isso acontece graças a uma câmara de vapor de refrigeração de 3 camadas, com a maior área de superfície de refrigeração da indústria.

A câmera principal de 50 megapixels (alimentada por um sensor Sony LYT-808) , a ultra-wide de 8 megapixels e a telefoto periscópica de 50 megapixels (e zoom de 3x com sensor Sony IMX890) demonstram a excelência na fotografia.

O Realme GT5 Pro vem ainda com entrada USB-C 3.2, suporte para NFC, alto-falantes duplos e controle remoto infravermelho. Além disso, ele conta com classificação IP64 para proteção contra poeira e líquidos.

Preço e disponibilidade

O Realme GT5 Pro está disponível na China com preços começando em 3.298 yuan (cerca de R$2.265 em conversão direta) para o modelo de 12GB de RAM e 256GB de armazenamento até 4.198 yuan (cerca de R$2.885 em conversão direta) para o modelo de 16GB de RAM e 1TB de armazenamento.

As opções de cores, incluindo preto para o corpo de vidro e laranja ou dourado para as opções de couro vegano, oferecem aos consumidores escolhas personalizadas.

Especificações técnicas do Realme GT5 Pro

  • Tela: AMOLED 2780x1264p de 6,78 polegadas, DCI-P3 100% e brilho de 4.500nit
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 (1+3+2+2 núcleos a 3.3 GHz)
  • RAM: 12GB/16GB LPDDR5X
  • Armazenamento interno: 256 GB/512 GB/1 TB UFS 4.0
  • Câmeras traseiras: sensor principal (50 MP), telefoto (50 MP) e ultra-wide (8 MP)
  • Câmera frontal: 32 MP
  • Bateria: 5400 mAh
  • Carregamento: 100 W (com fio) e 50 W (sem fio)
  • Sistema: Realme UI 5.0 (Android 14)
  • Conectividade: 2/3/4/5G, Wi-Fi de 2.4 GHz/5.1 GHz/5.8 GHz, Bluetooth 5.4 e NFC
  • Medidas: 161,72 x 75,06 x 9,23 mm
  • Peso: 224g

Fonte: engadget

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X