PlayStation Portal vendeu mais do que Xbox Series na Espanha em seu lançamento

PlayStation Portal vendeu mais do que Xbox Series na Espanha em seu lançamento

O PlayStation Portal foi lançado pela Sony há poucos dias, e embora muitos não vejam muita utilidade no novo dispositivo, ele ainda conseguiu vender mais do que o Xbox Series na Espanha na semana da sua estreia.

Embora isso não signifique um grande sucesso de vendas para o Portal, ainda mostra o quando o console da Microsoft anda um tanto mal das pernas em território europeu. Os números mostram o quanto o próprio PlayStation 5 mantém as vendas muito mais altas na Espanha. Confira.

Leia também:

PlayStation Portal será lançado essa semana. Mas para que ele serve mesmo?
5 coisas que você precisa saber sobre o PlayStation Portal

As vendas de console na Espanha mostra predileção pela Sony

PlayStation Portal

O responsável por divulgar esses dados de vendas foi o portal internacional GameReactor, que trouxe informações tanto sobre consoles quanto jogos no período de 13 a 19 de novembro.

O grande destaque foi justamente o desempenho do recém-lançado PlayStation Portal em comparação com o Xbox Series S|X. Esses números revelam uma dinâmica interessante no mercado de jogos, com a Sony liderando significativamente em território espanhol.

O PlayStation Portal fez sua estreia no mercado espanhol com 5.700 unidades vendidas, enquanto o Xbox Series S|X registrou apenas 2.000 unidades.

Essa diferença já indica uma clara preferência dos consumidores espanhóis pelo console da Sony. Além disso, o PlayStation 5 consolidou sua posição no topo da lista, movendo impressionantes 32.000 unidades, enquanto o Nintendo Switch manteve uma vantagem estreita sobre o PlayStation Portal com 6.000 unidades.

  1. PlayStation 5: 32.000;
  2. Nintendo Switch: 6.000;
  3. PlayStation Portal: 5.700;
  4. Xbox Series: 2.000
  5. Xbox Series não anda muito bem na Europa

Os números revelam uma tendência preocupante para a Microsoft, com as vendas de consoles Xbox na Europa caindo pela metade, enquanto a Sony experimentou um aumento significativo de 143%.

Mesmo com o aguardado lançamento de Starfield, a Microsoft não conseguiu impulsionar de maneira expressiva as vendas de hardware na região. Um dos pontos fortes da empresa é sua estratégia de oferecer acesso facilitado a jogos por meio do Game Pass e lançamentos Day One no console e PC, mas parece que nem isso está ajudando a alavancar as vendas dos consoles.

PlayStation Portal tem futuro?

PlayStation Portal

Diante disso, a pergunta que surge é se o PlayStation Portal realmente estreou bem com suas 5.700 unidades vendidas. Considerando que o novo hardware da Sony enfrentou escassez em diversas regiões e se tornou alvo de scalpers, é possível especular que as vendas estão alinhadas com as estimativas da empresa.

Isso porque embora uma estreia com 5.700 unidades não seja exatamente impressionante, Hideaki Nishino, vice-presidente de experiência da plataforma, deixou claro que o objetivo do PlayStation Portal não é gerar lucro imediato, mas sim oferecer uma nova experiência aos jogadores.

Os números na Espanha, portanto, parecem mais indicar o desempenho mais fraco do que o esperado por parte do Xbox do que um sucesso estrondoso do Portal.

O dispositivo ainda é novo no mercado, então é agora que vamos entender melhor se o PlayStation Portal vai ter um número realmente expressivo de vendas ou ser será de fato um aparelho nichado para uma pequena base de usuários como se acredita até o momento.

Certamente a própria Sony deverá fornecer mais informações sobre o desempenho do dispositivo no futuro, revelando se ele superou as expectativas ou não. Enquanto isso, o cenário competitivo entre Sony e Microsoft continua a evoluir.

Hogwarts Legacy ainda mantém vendas altas

PlayStation Portal

O grande protagonista das vendas de jogos na Espanha foi, sem sombra de dúvida, Hogwarts Legacy para Nintendo Switch, que registrou quase 23.000 cópias vendidas. Um feito notável, considerando que a versão híbrida do jogo foi lançada nove meses após a versão original, seis meses após a adaptação à geração anterior e, ainda mais surpreendentemente, sob o bloqueio de marketing, promoção e comunicação imposto pela Sony.

O jogo permaneceu praticamente invisível nos canais principais até 14 de novembro, mas a expectativa dos usuários e a base sólida do Nintendo Switch foram suficientes para garantir seu sucesso.

O Game Reactor observou que em fevereiro, durante o lançamento, o jogo também esteve no topo das vendas da Espanha, vendendo inicialmente 43.000 cópias totais, sendo 33.000 destinadas ao PS5 (o que comprova mais uma vez o quanto o console da Sony é predileto nesse mercado). Posteriormente, em maio, foi lançada a versão para a ‘old-gen’ com 24.000 cópias sendo vendidas por lá, a maioria para o PS4.

Dessa vez é a versão para o Nintendo Switch que se destaca, mostrando que a venda do jogo se mantém forte mesmo para o console que não é o preferido.

Top 10 jogos mais vendidos entre 13 e 19 de novembro na Espanha

  1. Hogwarts Legacy para Switch
  2. Super Mario RPG para Switch
  3. EA Sports FC 24 para PS5
  4. Super Mario Bros. Wonder para Switch
  5. Marvel’s Spider-Man 2 para PS5
  6. Call of Duty: Modern Warfare III para PS5
  7. Nintendo Switch Sports para Switch
  8. EA Sports FC 24 para PS4
  9. Mario Kart 8 Deluxe para Switch
  10. EA Sports FC 24 para Switch

Outros jogos também merecem destaque nas vendas espanholas. O lançamento de Super Mario RPG, com cerca de 9.500 cópias vendidas, foi particularmente bem-sucedido. Este remake, agora traduzido para o espanhol, foi recebido calorosamente pelos jogadores, destacando-se como uma adição valiosa ao catálogo de jogos para os fãs de Mario.

Mario RPG

Por outro lado, o lançamento de Persona 5 Tactica foi mais discreto, desviando a atenção da série para o Switch. Cerca de 1.300 cópias foram para o Nintendo Switch, enquanto o restante se dividiu entre PlayStation 4 e 5 e Xbox Series, com uma clara preferência pela Sony, representando 9 em cada 10 cópias vendidas.

Além dos lançamentos de destaque, ofertas pré-Black Friday trouxeram alguns títulos antigos de volta às primeiras posições, como a reposição de Sekiro: Shadows Die Twice. Isso demonstra a resiliência desses jogos no mercado e a capacidade de atrair novamente a atenção dos jogadores quando oferecidos a preços competitivos.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X