Meta revela parceria com a MediaTek para fabricação de óculos inteligentes

Meta revela parceria com a MediaTek para fabricação de óculos inteligentes

A busca cada vez maior por avanços tecnológicos na área de realidade aumentada (RA) e a criação de óculos de última geração levaram a Meta a estabelecer uma parceria exclusiva com a MediaTek.

Em um anúncio feito durante o MediaTek Summit 2023 em Laguna Beach, Califórnia, Vincent Hu, vice-presidente da MediaTek, e Jean Boufarhat, vice-presidente da Meta Reality Labs, revelaram os planos para desenvolver silício exclusivo destinado a impulsionar os futuros óculos de RA da Meta.

Leia também:

Ray-Ban Meta é o novo óculos inteligente com IA generativa e recursos aprimorados
Meta anuncia o Quest 3, óculos de realidade virtual traz tela melhor e processador mais avançado

Parceria exclusiva e desenvolvimento de novo silício

Meta

Um dos fatores notáveis dessa parceria é o fato dela ser exclusiva. Isso significa que qualquer avanço tecnológico resultante da colaboração entre Meta e MediaTek será reservado exclusivamente para alimentar os óculos de RA da Meta. Com isso, a empresa de Zuckerberg garante que seus investimentos e colaborações serão apenas de produtos próprios.

Vincent Hu enfatizou essa exclusividade da parceria durante o anúncio, indicando que a MediaTek está comprometida em fornecer soluções de silício personalizadas que não serão disponibilizadas para outras marcas de óculos inteligentes.

Esse novo passo mostra que a Meta está mesmo dedicada em sua busca por uma solução única e adaptada às suas visões específicas para os futuros dispositivos de RA.

Jean Boufarhat, ao discursar no evento, destacou a necessidade de desenvolver “novo silício” para tornar os óculos de RA uma realidade. Ele destacou também os requisitos cruciais para o sucesso desses dispositivos, incluindo alto desempenho, baixo consumo de energia, baixa latência e um design compacto para se adequar ao formato dos óculos.

Boufarhat chamou a MediaTek de “parceira-chave” nesse processo, evidenciando a confiança na capacidade da empresa de cumprir esses requisitos.

O anúncio chegou como uma surpresa para muitos, já que a Meta havia colaborado de perto com a Qualcomm no desenvolvimento de silício para seus fones de ouvido de realidade virtual, como o Meta Quest 3, que utiliza o chip Snapdragon XR2 Gen 2.

Ao optar pela MediaTek, a empresa revela uma mudança estratégica, possivelmente visando a oportunidade de ter a MediaTek implementando sua visão exclusiva, em vez de seguir os padrões já estabelecidos pela Qualcomm.

Meta quer trazer novos produtos de RA

Meta

Apesar de oferecer atualmente os óculos inteligentes Ray-Ban, a Meta busca mais do que uma simples extensão de sua linha de produtos. Isso porque os óculos Ray-Ban Smart Glasses, atualmente comercializados pela Meta, não são verdadeiros óculos de RA.

A empresa está empenhada em criar uma solução que verdadeiramente aprimore a visão com um display de vidro compacto, livre de fios e design volumoso.

O adiamento do lançamento dos primeiros óculos de RA da Meta para 2027, anunciado em julho, já indicou que existem desafios significativos na criação de um formato que atenda às expectativas para um lançamento amplo ao consumidor.

A parceria com a MediaTek e o desenvolvimento de silício personalizado podem ser a chave para superar esses desafios e acelerar a jornada para a criação de óculos de RA verdadeiramente revolucionários.

Enquanto a Meta busca inovação em óculos de RA, a MediaTek está construindo cada vez mais sua presença no espaço do “metaverso”. No ano passado, a empresa anunciou que seu System-on-Chip (SoC) seria responsável por alimentar o PSVR 2, além do PS5. Agora, a parceria com a Meta reforça o papel da MediaTek no crescimento da realidade estendida (XR).

Embora os detalhes específicos do silício desenvolvido pela MediaTek para a Meta ainda não tenham sido divulgados, a parceria promete inovação e avanço nesse segmento, e só nos resta aguardar para ver.

Fonte: Android Central

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X