Brasileiros gastariam 40 horas para ler as políticas de privacidade dos principais serviços online

Brasileiros gastariam 40 horas para ler as políticas de privacidade dos principais serviços online

Você, alguma vez na vida, já leu os termos de uso ou as políticas de privacidade dos sites, serviços e aplicativos que usa? Confesso que nunca tive paciência (e nem tempo) para ler esses documentos cheios de juridiquês. Mas, se a gente fosse realmente parar para ler tudo, quanto tempo levaria?

Um estudo recente da NordVPN, uma empresa de cibersegurança mundialmente conhecida, revelou que os brasileiros gastariam cerca de 40 horas para ler integralmente as políticas de privacidade dos serviços online mais utilizados no país.

Leia também
50% dos brasileiros mantêm o mesmo celular desde 2020/2021, revela pesquisa
Playlist com músicas 8-bits é sucesso entre os brasileiros no Spotify

Essa duração corresponde a nada mais nada menos do que uma semana de trabalho, considerando uma jornada de 8 horas diárias. Isso reflete o volume substancial de texto presente nesses documentos.

Estudo levou em consideração métodos de facilidade da leitura

A análise, que contemplou os 96 sites mais acessados mensalmente no Brasil, incluindo gigantes da mídia social como Facebook e Instagram, apontou que, em média, as políticas de privacidade dessas plataformas contêm 5.880 palavras.

Isso se traduz em aproximadamente 25 minutos de leitura em cada política de privacidade. O levantamento foi realizado em 20 principais portais de 19 países diferentes, avaliando também a compreensibilidade dos textos por meio de testes de legibilidade conhecidos como FRED e Coleman-Liau.

Tais testes são baseados em fórmulas matemáticas que consideram fatores como o número de palavras por frase e a complexidade das palavras utilizadas. O FRED (Flesch Reading Ease) mede a facilidade de leitura atribuindo uma pontuação que varia de 0 a 100, com números mais altos indicando textos mais fáceis de ler. Textos com pontuações mais altas são geralmente mais simples e diretos.

O índice Coleman-Liau é calculado de forma um pouco diferente, focando mais no número de caracteres por palavra e no número de palavras por frase. Ele fornece uma estimativa do nível de escolaridade necessário para compreender o texto. Ambos são amplamente utilizados para garantir que o conteúdo seja acessível e compreensível para o público-alvo pretendido.

As plataformas da Meta têm as políticas mais extensas

Os resultados indicam que a leitura das políticas de privacidade dos sites mais frequentados pelos brasileiros demandaria pelo menos oito horas. As políticas mais extensas, quase universalmente, pertencem às plataformas da Meta, como Facebook e Instagram, com um total de 19.434 palavras, o que requer cerca de 82 minutos para uma leitura completa.

Em contraste, o Twitter, agora denominado X, apresenta uma política significativamente mais enxuta, com 4.175 palavras, podendo ser lida em torno de 17 minutos, uma diferença de 65 minutos em comparação com as plataformas da Meta.

A pesquisa sublinha a importância de dedicar tempo à leitura das políticas de privacidade, destacando que é tão crucial quanto possuir uma. Maria Eduarda, especialista citada no estudo, enfatiza que as empresas devem se esforçar para tornar esses documentos mais concisos e compreensíveis. Paralelamente, ressalta a responsabilidade dos usuários em selecionar sites confiáveis e estar cientes dos aspectos a serem procurados nas políticas de privacidade.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X