Google Meet ganha suporte à resolução Full HD em chamadas de vídeo em grupo

Google Meet ganha suporte à resolução Full HD em chamadas de vídeo em grupo

O Google recentemente lançou uma atualização para o seu serviço de videoconferência, o Google Meet. Agora o principal concorrente do Zoom oferece suporte para videochamadas em grupo em resolução FullHD (1080p).

Anteriormente, essa qualidade de imagem só era possível em chamadas individuais, mas a partir desta quarta-feira (11), estará acessível também em encontros virtuais com múltiplos participantes.

Leia também
Google Meet agora tem transcrição automática do português para o inglês
Duet AI: Assinantes do Google Workspace agora podem contar com ajuda da inteligência artificial nas tarefas diárias

Como funciona as chamadas de vídeo em Full HD no Google Meet

Google Meet

Obviamente que para aproveitar essa novidade é necessário que o usuário possua equipamentos compatíveis com a resolução de 1080p, isto é, uma câmera que possa capturar nessa qualidade e um monitor capaz de exibi-la.

Vale ressaltar que essa funcionalidade vem desativada por padrão e deve ser ativada manualmente antes do início da videochamada. Para ativar esse novo recurso, os participantes que possuírem webcams com resolução Full HD (ou superior) deverão aceitar um aviso que surgirá automaticamente na tela de entrada da reunião.

Uma vez ativada, um ícone de 1080p será exibido no canto superior direito da janela de vídeo, confirmando que a função está ligada. Os demais membros da reunião poderão visualizar o vídeo em maior qualidade se o usuário habilitado for fixado na tela ou se o espectador tiver um monitor suficientemente grande para exibir o vídeo em alta resolução.

Google Meet

É aconselhável contar com uma conexão de internet estável e robusta para utilizar esse recurso. O Google esclarece que, caso a largura de banda da internet não seja suficiente para manter a resolução de 1080p, o sistema ajustará automaticamente a qualidade da imagem para um nível mais baixo.

Se as condições não forem ideais, o sistema fará os ajustes necessários automaticamente, sem alterações perceptíveis para o usuário“, enfatiza a empresa.

Novidade não chega para todos os usuários 

A atualização é gratuita e está disponível para diversas categorias de contas, incluindo aquelas associadas aos planos corporativos Workspace Business Standard, Business Plus, Enterprise Plus, Education Plus, entre outros.

No entanto, a novidade ainda não foi liberada para contas pessoais e não há informações sobre quando essa funcionalidade será estendida a esses usuários. Portanto, assinantes do Google One têm que se contentar com a resolução Full HD apenas em chamadas de vídeo individuais.

Veja como habilitar a resolução de 1080p no Meet:

Além disso, a gigante das buscas também divulgou o lançamento do aplicativo Google Agenda para smartwatches que utilizam o sistema operacional WearOS 3 ou versões mais recentes. O app apresenta uma interface bastante simplificada e ainda com funcionalidades limitadas, mas serve como um recurso útil para quem deseja consultar rapidamente seus compromissos diários.

Fonte: The Verge

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X