WhatsApp Beta revela integração com outros apps mensageiros e novos filtros

WhatsApp Beta revela integração com outros apps mensageiros e novos filtros

O WhatsApp Beta é a versão de testes do aplicativo que sempre revela algumas novidades que chegarão para a versão padrão com o tempo, e dessa vez o que se descobriu é que o mensageiro já está se preparando para uma integração com outros mensageiros, além de um sistema de busca melhorado com mais filtros.

Essas novidades foram reveladas pelo site WABetaInfo, que é bastante conhecido e confiável por justamente se dedicar apenas a testar o aplicativo e revelar tudo que é encontrado em versões mais recentes dessa versão de testes. Saiba mais.

Leia também:

WhatsApp libera o envio de vídeos em HD; veja como ativar
WhatsApp Web ganha tela de bloqueio com senha para proteger suas conversas de curiosos

Integração com mais mensageiros dentro do WhatsApp

O WhatsApp já começou a trabalhar em um novo recurso que permite a integração com outros chats de outras plataformas dentro do seu aplicativo. Essa decisão na verdade não é uma novidade do mensageiro, e sim fruto da Lei de Mercados Digitais (DMA) da União Europeia, que já estava prevista para acontecer desde o ano passado.

Com a lei, o parlamento europeu define que as empresas chamadas de gatekeepers (ou seja, empresas que tenham faturamento anual de pelo menos 75 bilhões de euros e com aplicativo com mais de 45 milhões de usuários mensais por lá) com serviços de mensagens ofereçam suporte para integrar com chats de plataformas de empresas menores caso solicitado por elas.

Nesse caso, a lei se aplicará a grandes empresas Meta e Apple e com seus aplicativos como WhatsApp, Facebook Messenger e iMessage. Como é uma lei europeia é possível que esse recurso inicialmente só seja liberado por lá por enquanto.

Ele foi visto na versão 2.23.19.8 do WhatsApp Beta, como anunciou o WABetaInfo, com uma tela extra para adicionar chats de plataformas de terceiros, porém ainda está no começo do seu desenvolvimento e por enquanto só no Beta para Android.

WhatsApp

Por isso, há poucas informações e não dá para saber ao certo como ela vai funcionar com detalhes ou se ela contará com criptografia de ponta a ponta, ou quais seriam as plataformas que poderiam ser inclusas (será que o Telegram seria uma delas?) e nem mesmo se o recurso depois chegará para mais países que não sejam do bloco europeu.

A ideia é que usuários de outros sistema mensageiros como o próprio Telegram ou o Signal pudessem usar esses aplicativos para mandar mensagens para alguém que tivesse WhatsApp sem precisar ter uma conta criada no app da Meta.

Na prática não dá ainda para saber como isso de fato vai afetar o uso do aplicativo já que o WhatsApp é usado pela maioria das pessoas, difícil mesmo é alguém não ter o mensageiro instalado no smartphone, principalmente aqui no Brasil. Mas também não dá para saber ainda se isso chegaria por aqui.

Lembrando que a Lei de Mercados Digitais foi imposta para a Meta no começo desse mês, então eles ainda têm seis meses para se adaptar a essas novas regras.

Novo filtro para separar melhor as conversas

Outra novidade destacada pelo site foi vista na versão 2.23.19.7 na versão Beta do aplicativo. É a chegada de novos filtros que vão ajudar a separar melhor conversas no mensageiro para buscas mais fáceis.

Lembrando que o recurso de filtrar conversas já está presente na versão Beta há alguns dias, e por isso eles já tinham visto opções como separar os chats que tenham mensagens não lidas, os chats com contatos e os de trabalho.

Agora esses filtros foram modificados para facilitar ainda mais a busca, e as novas categorias são “Todos”, “Mensagens não lidas”, “Contatos” e “Grupos”.

WhatsApp

Ao clicar em cada um dos filtros eles mostram apenas as conversas que se adequam a cada categoria, lembrando que a de “Contatos” são as conversas individuais com pessoas que são contatos salvos no aplicativo. Com isso, não existe mais a separação dessas conversas com as dos chats de trabalho, e sim elas com grupos.

É possível que essa novidade comece já a chegar para a versão estável do aplicativos a partir dos próximos meses.

Fonte: WABetaInfo

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X