Lenovo apresenta ThinkVision 27 3D, monitor 3D que não precisa de óculos

Lenovo apresenta ThinkVision 27 3D, monitor 3D que não precisa de óculos

A Lenovo aproveitou a IFA 2023 para apresentar o seu próximo monitor de 27 polegadas com resolução 4K, que oferece uma abordagem inovadora que se diferencia de todos os seus lançamentos anteriores, o ThinkVision 27 3D.

Equipado com uma lente lenticular e rastreamento ocular em tempo real, ele se destaca por ser um monitor 3D que dispensa completamente o uso de óculos. Embora outras empresas já estejam lançando produtos desse tipo, o Lenovo ThinkVision 27 3D se destaca justamente por fazer isso em uma tela de maior dimensão.

Leia também:

Google Maps: pontos turísticos brasileiros ganham visualização 3D e 360º
Impressionante: Artista brasileiro recria cenário do Chaves em 3D; confira o resultado

ThinkVision 27 3D pode ser usado para 3D ou para 2D

ThinkVision 27 3D

A tecnologia por trás deste monitor 3D da Lenovo, juntamente com o software complementar chamado 3D Explorer, é totalmente exclusiva, conforme confirmado por um porta-voz da Lenovo ao Ars. O 3D Explorer inclui um reprodutor de conteúdo 3D e um kit de desenvolvimento de software (SDK) para a criação de aplicativos em 3D. A Lenovo tem como público-alvo principal os criadores de conteúdo, como designers gráficos e desenvolvedores de gráficos 3D.

Assim como acontece com outras telas 3D que também não precisam de óculos, o ThinkVision funciona projetando duas imagens distintas para cada um dos seus olhos, resultando em um efeito 3D onde as imagens parecem saltar da tela, como dá para ver nas pelas imagens promocionais.

A Lenovo revelou ainda que a resolução do monitor para visualização em 3D é de 1920×2160 e que a lente lenticular no monitor é ajustável, permitindo a visualização convencional em 2D a uma resolução de 3840×2160.

ThinkVision 27 3D

Quando questionado sobre como a tecnologia da Lenovo se diferencia da plataforma 3D sem óculos chamada Simulated Reality, desenvolvida pela empresa holandesa Dimenco e utilizada por Acer, Asus e outras marcas, o representante da Lenovo afirmou que não tinha conhecimento suficiente sobre os produtos da concorrência para fazer uma comparação direta.

No entanto, em relação aos produtos reais, o ThinkVision se destaca em relação aos monitores portáteis 3D sem óculos da Acer e aos laptops 3D da Acer e Asus principalmente em seu design e visual.

Primeiro porque ele conta com uma tela de 27 polegadas, o que garante um espaço de visualização maior para os usuários, sendo uma vantagem nesse tipo de trabalho. O fato dele também poder ser usado como monitor 2D padrão também é um diferencial interessante.

Demonstração na feira e pré-requisitos

ThinkVision 27 3D

A ideia é bem interessante, e o PCMag teve uma oportunidade de fazer uma breve demonstração do monitor. De acordo com eles, foi mostrado um modelo de carro de corrida vermelho na tela suspenso em 3D, o que simularia uma criação de conteúdo.

No artigo, eles revelam que eles cumpriam o prometido e que era possível ver o carro em 3D, revelando que “sem dúvida seria útil para aqueles que passam muito tempo criando objetos em 3D em software.”

Porém eles também destacaram que a qualidade 3D do carro “ficou ligeiramente embaçada quando visto de ângulos laterais” e que a experiência 3D é limitada a um único usuário por vez. A Lenovo afirma que o 3D pode ser apreciado em uma distância de visualização que varia entre 23,6 e 39,4 polegadas.

Para aproveitar todos os recursos deste monitor, é preciso ter um PC com Windows 10 ou posterior que atenda aos requisitos específicos. Para quem é criador de conteúdo 3D profissional, os requisitos de hardware são considerados até modestos, pois a Lenovo alega que o monitor reduz a necessidade de “potência computacional adicional para renderização 3D”. Os requisitos incluem:

  • Processador Intel Core i5-7400 de 3 GHz ou superior
  • Placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 1050 ou superior
  • 16 GB de RAM DDR5 ou superior.

Especificações no uso de monitor padrão

Quando usado como um monitor 2D convencional, as especificações do ThinkVision não se destacam tanto, mantendo o padrão. Ele oferece uma tela IPS 4K com taxa de atualização de 60 Hz, brilho de 310 nits, uma relação de contraste de 1.000:1 e uma cobertura de cores de 99% para DCI-P3 e Adobe RGB, com um Delta E inferior a 2.

Em relação à conectividade, ele oferece uma variedade de opções, incluindo duas portas HDMI 2.1, uma porta DisplayPort 1.4, quatro portas USB-A (3.1 Gen 1), uma porta USB-C (3.2 Gen 1) com suporte para entrega de energia de até 15 W, uma porta RJ45, uma entrada de 3,5 mm e ainda uma porta USB-C de entrada com suporte para entrega de energia de até 100 W.

A empresa revelou que o foco será mesmo os criadores de conteúdo 3D profissionais, que representam um segmento de mercado específico. Embora seja uma categoria de nicho dentro de um nicho, a versatilidade adicional do monitor, que pode ser usado como um monitor de trabalho adequado quando não estiver sendo utilizado em 3D, pode atrair esse público.

A previsão é que a Lenovo lance o ThinkVision 27 3D em janeiro, com preço estimado de US$ 2.999, que em conversão direta dá algo em torno de R$ 14.900.

Fonte: arstechnica

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X