Meta deve lançar chatbot com múltiplas personalidades para WhatsApp e Instagram

Meta deve lançar chatbot com múltiplas personalidades para WhatsApp e Instagram

A Meta não pretende ficar de fora da nova febre de chatbots que começou principalmente com a popularização do ChatGPT. Acontece que a empresa de Mark Zuckerberg deverá revelar em breve um novo chatbot por inteligência artificial.

Um dos pontos altos da solução da empresa dona do Facebook, Instagram e WhatsApp é que seu chatbot poderá incorporar diferentes personalidades a depender da conversa, de acordo com informações vazadas.

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De Abraham Lincoln a um surfista descolado

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De acordo com o relatório do Financial Times, a Meta está prestes a apresentar um novo chatbot com diferentes “personas” com inteligência artificial em seus serviços, como o Facebook e o Instagram. E isso deve acontecer já no próximo mês.

O novo serviço visa trazer um diferencial interessante para os usuários na hora da pesquisa. Isso porque ele poderá incorporar diferentes personalidades a depender da conversa. De acordo com o FT, algumas das personalidades vistas incluem uma persona que dá recomendações de viagens “no estilo de um surfista” e outra que se expressa como Abraham Lincoln, ex-presidente dos Estados Unidos.

A novidade pode ser muito benéfica para a Meta em duas vertentes. Em primeiro lugar, os chatbots integrados podem aumentar o envolvimento dos usuários com serviços como o Facebook e o Instagram, enfrentando a concorrência de plataformas como o TikTok. Em segundo lugar, esses chatbots servirão como uma demonstração dos recursos avançados de IA da Meta, já que ela compete com outras gigantes como a OpenAI, apoiada pela Microsoft, e a Bard, do Google.

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O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, já vinha compartilhando abertamente seus planos de desenvolver “personas de IA” para os produtos da empresa.

Em fevereiro desse ano, ele anunciou a criação de um novo grupo de produtos focado em IA generativa. A visão de longo prazo é concentrar-se no desenvolvimento de chatbots de IA que possam ajudar as pessoas de diversas maneiras, explorando experiências diversas.

“A longo prazo, vamos nos concentrar no desenvolvimento de personas de IA que podem ajudar as pessoas de várias maneiras. Estamos explorando experiências com texto (como bate-papo no WhatsApp e Messenger), com imagens (como filtros criativos do Instagram e formatos de anúncio) e com vídeo e experiências multimodais.”

No início de junho, o pesquisador de aplicativos Alessandro Paluzzi encontrou alguns indícios de um novo recurso chamado “Chat with an AI” no aplicativo do Instagram, que poderá responder perguntas e oferecer conselhos utilizando mais de 30 personalidades de IA diferentes. Além disso, o chatbot também poderá auxiliar os usuários a compor mensagens, conforme revelado pelo vazamento.

Meta está empenhada em aproveitar tecnologia IA

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E a Meta segue visando essa área. Na teleconferência realizada na semana passada, Mark Zuckerberg deixou claro seu compromisso com as iniciativas de IA. Ele destacou que a Meta está desenvolvendo esses chatbots usando seu próprio modelo de linguagem chamado LLaMA 2, desenvolvido pela Meta em conjunto com a Microsoft.

O CEO enfatizou que a IA pode desempenhar muitos papéis úteis, desde aprimorar a interação nos aplicativos até atuar como assistente, treinador ou facilitador de interações com empresas e criadores de conteúdo. Mais detalhes sobre o roadmap de IA da Meta são aguardados para serem divulgados em seu evento de desenvolvedor Connect, previsto para setembro.

Embora o CEO tenha salientado os benefícios desses chatbots para os usuários da Meta, o Financial Times apontou que eles também podem fornecer à empresa informações valiosas sobre os interesses dos usuários, o que pode ser utilizado para aprimorar a segmentação de anúncios. Concorrente da Meta, a Snap, uma empresa de mídia social, já testou a adição de links patrocinados em seu chatbot My AI, desenvolvido pelo ChatGPT.

De qualquer forma, ainda não é possível saber ao certo como o novo chatbot vai funcionar, mas possivelmente a grande sacada aqui é tentar reter os usuários por mais tempos nos aplicativos da empresa. Esse, inclusive, é um novo desafio para o Threads, que sofreu uma queda de números de usuários ativos depois do hype inicial.

Fonte: the verge

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