iOS 17 Beta é lançado para testadores, confira o que vem por aí!

iOS 17 Beta é lançado para testadores, confira o que vem por aí!

A nova atualização para iPhones, o iOS 17, foi apresentada ao mundo oficialmente durante o WWDC que aconteceu esse ano, e a versão beta de testes foi finalmente liberada para testadores “comuns”.

Antes, o iOS 17 só estava disponível para testes para desenvolvedores, e agora finalmente começa a chegar para mais pessoas, revelando algumas novidades e recursos que são bem interessantes.

Leia também:

iOS 17 não chegará para todos! Confira modelos de iPhone que ficarão de fora da lista
Google lança propagandas do Pixel 7 fazendo piada com iPhone 14

iOS 17 conta com muitas novidades

iOS 17

Em junho desse ano, a Apple liberou o iOS 17 Beta 1 apenas para desenvolvedores, porém dessa vez mais pessoas puderam ter acesso a essa versão já que a Apple acabou com a assinatura anual paga para quem quisesse ter acesso imediato a essas versões beta de desenvolvedores.

Antes o Apple Developer Program tinha um custo de assinatura de US$ 99, que dava quase R$ 480 na cotação atual. Porém, agora com a gratuidade, qualquer pessoa pode se inscrever como desenvolvedor para testar essas versões mais recentes do SO da Apple. Além do iOS 17, também é possível testar iPadOS 17, macOS, Sonoma, watchOS 10 e tvOS 17.

Com isso, algumas novidades na verdade já não são mais surpresa, como o Modo StandBy, atividades ao vivo retrabalhadas, possibilidade de compartilhar contatos através do NameDrop e mensagens do FaceTime em vídeo. Conheça mais detalhes sobre algumas delas.

Transformando fotos em adesivos

iOS 17

No iOS 16 a Apple já tinha dado aos usuários a opção de recortar fotos de amigos e parentes, mas até então não tinha muito o que se fazer com isso. No iOS 17 essa funcionalidade se torna mais divertida, já que ele traz a opção de transformar esses recortes em adesivos.

Ao tocar e segurar uma foto, é possível tirar o fundo e transformar em um adesivo, até mesmo adicionando detalhes como a borda branca ou um visual holográfico. E, claro, dá para usá-los em conversas do iMessage, que é a verdadeira finalidade da função.

As fotos ao vivo também podem ser transformadas em adesivos animados, o que é bem interessante e pode trazer elementos mais pessoais para as conversas. Inclusive também dá para usar esses adesivos em aplicativos mensageiros de terceiros, porém eles perdem um pouco da qualidade.

Modo StandBy

iOS 17

O modo StandBy também é um dos que se destacam, transformando o iPhone em um verdadeiro relógio de cabeceira. Para ativar é só virar o aparelho de lado enquanto ele está carregando na tomada e pronto. Além do relógio, também é possível escolher outros mostradores como por exemplo de um calendário com widgets ou até mesmo exibições de fotos. E isso vale também para carregadores com fio quanto o Qi ou MagSafe sem fio.

E é possível também já manter suas preferências configuradas, então quando coloca o iPhone em um carregador MagSafe original, ele vai lembra qual a tela de StandBy que você prefere e já colocá-la automaticamente. Isso só vale para o MagSafe, entretanto, e não o Qi, mas aí é uma opção se essa pequena vantagem vale a pena ou não.

Outro detalhe que vale destacar é que apenas o iPhone 14 Pro mantém a tela StandBy ligada a todo momento. Ou seja, qualquer outro que não seja um 14 Pro só mantém a tela ligada por alguns segundos e depois desliga. Para acender a tela StandBy novamente é preciso tocar nela ou simplesmente tocar na superfície onde o iPhone está colocado. Isso nem sempre é muito preciso, mas funciona em diversas situações, como acontece com o Apple Watch no modo de cabeceira.

Recurso de correção está melhor

iOS 17

O teclado do iPhone recebeu também diversas pequenas atualizações que, somadas, tornam a experiência de uso ainda melhor. Uma delas é que não está mais corrigindo palavrões automaticamente, embora ainda sugira uma palavra semelhante enquanto o usuário digita, mas ao apertar a barra de espaço a palavra continua lá como foi escrita originalmente.

E as palavras que ainda não corrigidas automaticamente ganham um sublinhado azul, assim evita que uma correção seja feita de forma errada e o usuário não veja antes de enviar a mensagem. Também ficou mais fácil reverter essa correção, é só clicar em um ícone alinhado com o texto.

Correio de voz ao vivo

Correio de voz ao vivo

Esse recurso funciona da seguinte forma: quando você recebe uma ligação no iPhone, é possível ativar o correio de voz na tela da chamada. Dessa forma, a pessoa do outro lado entende que a ligação foi para a “caixa de mensagem” e poderá deixar uma mensagem de voz para que você possa ouvir depois. Porém, diferente do que acontece normalmente, essa mensagem não vai para o correio de voz da operadora de celular e sim é transcrita na tela do aparelho na mesma hora.

Durante a transcrição, a depender da mensagem, você pode atender na mesma hora caso seja algo urgente, bloquear o número se for algum spam ou simplesmente deixar que a pessoa deixe a mensagem e depois desligar, já que pode ser oferta de alguma promoção, por exemplo. Já no caso de números conhecidos, também há a opção de deixar uma mensagem.

O Android já tem um recurso parecido, principalmente nos smartphones Pixel do Google, mas nesse caso é o Google Assistente que “atende” a chamada para o usuário.

No fim, pode ser um recurso bem interessante principalmente quando se recebe uma chamada de um número desconhecido e não sabe se é alguém ligando de verdade ou se é apenas aquelas ligações de spam ou telemarketing.

Chegada de mais emojis

emojis

Embora esse recurso não esteja já disponível, também é uma boa notícia para quem pretende usar o iOS 17 em breve. A Emojipedia, o site que é referência em documentação de emojis Unicode, já confirmou que o novo sistema operacional da Apple receberá a adição de mais 108 emojis até o ano que vem.

Entre as novidades estão figurinhas novas e também variações em tons de pele e gênero para figurinhas já existentes. A lista com as novidades deverá ser aprovada em setembro e chegará para a próxima atualização do iOS.

Isso significa que provavelmente eles só chegarão mesmo no começo do ano que vem, mais precisamente em março de 2024, com a chegada do iOS 17.2 ou iOS 17.3.

iPhones que vão receber o iOS 17

Lembrando que não é todo modelo de iPhone que vai receber a atualização para o iOS 17 e sim aqueles lançados a partir do XS, ou seja:

  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone 11
  • iPhone 11 Pro
  • iPhone 11 Pro Max
  • iPhone 12
  • iPhone 12 mini
  • iPhone 12 Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 13
  • iPhone 13 mini
  • iPhone 13 Pro
  • iPhone 13 Pro Max
  • iPhone 14
  • iPhone 14 Plus
  • iPhone 14 Pro
  • iPhone 14 Pro Max
  • iPhone SE (2ª e 3ª geração)

Embora ainda não tenha data certa para lançamento, é possível que o iOS 17 seja lançado para todos a partir de setembro desse ano, na mesma época do lançamento do iPhone 15.

Fonte: The Verge

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X