Criadores de conteúdo no Brasil agora vão poder ganhar dinheiro com o Instagram através de assinaturas

Criadores de conteúdo no Brasil agora vão poder ganhar dinheiro com o Instagram através de assinaturas

Os criadores de conteúdo brasileiros agora têm uma nova forma de ganhar dinheiro com o Instagram. Nesta semana, a plataforma implementou o recurso de “Assinaturas“, possibilitando que os digital influencers tenham uma renda recorrente.

Esta novidade, que já estava disponível nos Estados Unidos desde o ano passado, permite que influenciadores digitais ofereçam conteúdo exclusivo para seus seguidores em troca de uma assinatura mensal.

Leia também
Meta Verified: Como comprar o selo de verificado no Instagram e Facebook?
6 curiosidades sobre a história do Instagram

Como vão funcionar as Assinaturas

Assinaturas no Instagram

A rede social, pertencente ao conglomerado Meta, anunciou que o recurso estará disponível no Brasil e em outros países da Europa, América do Norte, Japão e Austrália nas próximas semanas.

A funcionalidade visa proporcionar uma fonte adicional de renda para os criadores de conteúdo. Com a novidade, os digital influencers vão poder compartilhar conteúdos exclusivos com os seguidores que toparem pagar um valor mensal. Os formatos de conteúdos que podem ser usados nas assinaturas são os seguintes:

  • Posts, stories, reels e lives apenas para os assinantes;
  • Stickers de interação exclusivos;
  • Destaques de stories visíveis apenas para assinantes;
  • Canais de transmissão exclusivos para assinantes;
  • Selos de assinante.

Dessa forma, os criadores de conteúdo poderão aproveitar todos esses formatos para interagir com os seus seguidores mais fiéis e engajados. Um selo especial, que aparece ao lado do nome do assinante em mensagens e comentários, também foi introduzido, permitindo que os criadores identifiquem e priorizem a interação com seus assinantes mais leais.

Outro destaque do serviço de Assinaturas é a possibilidade de os influenciadores disponibilizarem Canais de Transmissão com informações exclusivas para seus assinantes. É uma ótima maneira de estreitar ainda mais a relação com a audiência.

Como ativar e gerenciar

Para os criadores interessados em adotar o recurso, o processo é simples. Eles terão acesso à ferramenta de assinaturas dentro do painel profissional do Instagram. Logo, é necessário que a conta seja do tipo “Profissional” ou “Criador de Conteúdo”.

O caminho para ativar e configurar as assinaturas é o seguinte: Perfil > Painel profissional > Suas ferramentas > Assinaturas > Começar.

A partir daí você deve uma conta bancária para receber os valores das assinaturas e definir o preço a ser cobrado mensalmente. Depois disso, em um período de até 3 dias, todos os seguidores serão notificados sobre a novidade. Uma vez que o pagamento é confirmado, os assinantes podem começar a acessar o conteúdo exclusivo.

Dentro do Painel Profissional o criador de conteúdo também pode gerenciar as assinaturas. É possível mudar os planos, os preços e também remover assinantes que, por ventura, você não queira vendo o seu conteúdo.

Profissionalização do Close Friends

Em 2018 o Instagram lançou uma função ligeiramente parecida. Foi o Close Friends ou “Amigos próximos” como foi traduzida mais tarde. Nesta função, que ainda está disponível, a pessoa pode postar stories visíveis apenas para usuários selecionados.

Eu lembro que logo que saiu esta função, vários criadores de conteúdo e digital influencers monetizaram em cima do Close Friends. A promessa é de que no Close Friends eles iriam postar conteúdo exclusivo. Para ter acesso, a pessoa precisava pagar uma mensalidade. Mas todo o processo, tanto de pagamento quanto de gerenciamento dos assinantes, era feito de maneira muito arcaica e amadora.

Agora, alguns anos mais tarde, os criadores de conteúdo têm uma forma nativa e mais profissional de cobrar por seu conhecimento (ou qualquer coisa que eles queiram mostrar).

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X