TVs 8K são banidas da Europa

TVs 8K são banidas da Europa

Em uma decisão sem precedentes, a União Europeia decidiu banir a venda de televisores com resolução 8K em seus países membros. A medida, que visa combater a crise energética, foi tomada devido ao alto consumo de energia desses aparelhos. Estes televisores  ultrapassam o limite estabelecido de 90W, chegando a consumir até 100W a mais.

Leia também
E sem a necessidade de óculos: BOE anuncia tela 8K 3D de 110 polegadas
A poderosa GeForce RTX 4090 consegue rodar Crysis Remastered na resolução 8K

Ainda não se sabe se decisão valerá no mundo todo

A nova resolução da UE também exige que os novos aparelhos de televisão apresentem um QR code para facilitar o acesso aos dados de consumo. Ainda não está claro se essa decisão afetará o Brasil, mas já há sinais de que a indústria de televisores será impactada globalmente.

A Samsung, uma das líderes do mercado de televisores, afirmou que suas fábricas brasileiras não serão afetadas e que continuará a comercializar aparelhos 8K no Brasil. No entanto, a Semp TCL, outra grande fabricante, indicou que as novas regras afetarão a produção de televisores 8K em todo o mundo. O motivo para isso é que a indústria de painéis segue um modelo global de produção.

Nikolas Corbacho, gerente de produtos da Semp TCL, prevê que o Brasil não terá lançamentos de TVs 8K neste ano. Embora outras fabricantes ainda não tenham se pronunciado, a Samsung demonstrou que tem força para continuar fornecendo essas telas no Brasil. No entanto, empresas que dependem do mercado internacional, como a Semp TCL, já sinalizaram que seus produtos não chegarão ao país.

Resolução 8K ainda carece de conteúdo

Além da questão energética, outro ponto importante a ser considerado é a falta de conteúdo disponível em 8K. Apesar de a tecnologia ser mais cara e aumentar a conta de energia, ela ainda não tem um grande uso prático.

A maior parte do conteúdo, principalmente no Brasil, ainda é disponibilizado em Full HD (1080p). Somente alguns eventos importantes, como a Copa do Mundo da FIFA, são transmitidos ao vivo em 4K.

No que diz respeito ao streaming, a maioria dos serviços oferece títulos em 4K nativo, sem custo adicional, com exceção da Netflix. No entanto, a oferta para a resolução 8K é praticamente inexistente. Mesmo os consoles de última geração, como o Xbox Series X e o PlayStation 5, que têm capacidade para suportar jogos em 8K, ainda não possuem títulos nativos nessa qualidade.

Fábio Jota, professor da UFMG, resumiu a situação ao dizer que, mesmo que você tenha uma TV 8K, não terá o que mostrar, pois existem pouquíssimos produtos na resolução 8K. Muitas pessoas compram esses aparelhos simplesmente por serem a última moda em tecnologia de consumo.

Essa decisão da União Europeia demonstra preocupação com respeito ao equilíbrio entre a busca por inovação e a necessidade de conservação de energia. Será interessante ver como a indústria e os consumidores reagirão a essa mudança e quais serão as implicações para o mercado global de televisores.

 

Inscreva-se no canal do Hardware.com.br

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X