Mercado de câmeras caiu com a ascensão dos Smartphones

Mercado de câmeras caiu com a ascensão dos Smartphones

Uma das grandes evoluções da humanidade foi sem dúvidas o smartphone. Qualquer pessoa hoje em dia carrega um, deixando de servir apenas para fazer ligações, agora servindo para as mais diversas utilidades.

Uma das principais funções dos atuais smartphones são as câmeras. Nos últimos anos vimos um grande avanço nesse aspecto, com celulares que apresentam câmeras cada vez com quantidades maiores de megapixels.

Com o smartphone tendo se popularizado tanto, é inevitável se perguntar o efeito que isso teve sobre o mercado de câmeras. Pensando nisso, o portal Visual Capitalist criou um gráfico animado mostrando as vendas das câmeras com o passar dos anos e a chegada dos smartphones.

Confira o gráfico abaixo:

O mercado de câmera estava em ascensão no começo da década de 2000, com marcas como Sony e Canon estourando no mercado. No entanto, a partir de 2007 com a chegada do iPhone as coisas mudaram.

Os smartphones acabaram estourando em uma proporção inimaginável, deixando as câmeras para trás completamente. Com o avanço rápido da tecnologia mobile, as câmeras se tornaram cada vez mais desnecessárias.

Para efeito de comparação, em 1999 foram vendidas cerca de 10.2 milhões de câmeras, mas tivemos o seu maior pico em 2009, com 121 milhões de unidades. No entanto, com o passar dos anos esse número foi cada vez caindo mais e em 2021 apenas 8.4 milhões foram vendidas.

Leia Também:

As Vantagens dos Smartphones

Os smartphones atuais apresentam uma alta qualidade de imagem, muito próximo ao que câmeras profissionais conseguem fazer. Ano passado o Google surpreendeu com o seu mais novo Pixel 7, o qual trouxe diversas câmeras com 50 megapixels.

O tamanho e praticidade também são fatores que influenciaram bastante a troca das câmeras pelos smartphones. Além de ser um aparelho multiuso, o celular pode ser facilmente carregado no bolso. A facilidade em enviar as fotos para redes sociais ou amigos através de aplicativos de chat também acabam tendo grande peso.

O avanço dos smartphones vem sendo tão rápido, que Terushi Shimizu, o CEO da Sony Semiconductor Solutions Corporation, afirma que em 2024 a qualidade de imagem das fotos deve superar as das suas câmeras DSLRS.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X