Tentando evitar um grande prejuízo, NVIDIA baixa preço de GPUs

Tentando evitar um grande prejuízo, NVIDIA baixa preço de GPUs

A Nvidia começou a diminuir o preço da sua GPU GeForce RTX 4070 na Europa, algo que chamou a atenção. Inicialmente o que se pensava é que a empresa estivesse tentando estimular a venda da placa para aumentar sua popularidade, porém, ao que tudo indica, a intenção é outra.

Pelo visto a Nvidia está mesmo é com excesso de placas de vídeos estocadas, e por isso está tentando vender ao máximo os produtos no inventário enquanto diminuir a produção para não ter prejuízo.

Leia também:

Revelado o preço da NVIDIA GeForce RTX 4070: prepare o bolso!
Por que a AMD não criou uma placa de vídeo rival para a NVIDIA GeForce RTX 4090?

Nvidia sente a pressão da estagnação de vendas

Quem revelou o fato foi a empresa Arete Research, que a partir de uma análise descobriu que a Nvidia é uma das principais clientes da TSMC que conta com um estoque que excede em muito a média de 92 dias da indústria em 5 anos.

A TSMC é uma das primeiras empresas a desenvolver e fabricar a tecnologia de processo 3nm para chips, porém teve alguns problemas no caminho. De acordo com a EETimes, a empresa atualmente está lidando com problemas de “ferramentas e rendimento”, o que acaba atrasando o volume da produção desses chips baseados em 3nm para os clientes, o que inclui a Nvidia.

Por isso, eles explicam que a “linha de segurança de estoque de chips da indústria” foi estimada em no máximo 92 dias, porém a Nvidia está com um inventario tão grande de GPU que conta com um suprimento estimado de 220 dias.

Nvidia

Ela é uma das 6 maiores clientes da TSMC e entre todas, é a que está excedendo mais essa linha de advertência. Além disso, atualmente são poucas pessoas que podem realmente comprar placas gráficas desse segmento como a série GeForce RTX 40, e por isso a empresa está tentando limitar a produção para evitar estoques excessivos enquanto tenta incentivar essa compra com cortes nos preços.

Nvidia

A Nvidia não é a única com problemas nas vendas, justamente por esse motivo, o que acaba criando um efeito em cascata. Outras empresas que fabricam GPUs como a Intel e a AMD também estão com suas vendas paradas, o que faz com que a TSMC diminua a produção de peças e tecnologia.

No fim, isso afeta ainda contratos e compras de outras empresas e afeta diretamente a demanda global por essas tecnologias, é um efeito de bola de neve. Atualmente uma das soluções é justamente o que a Nvidia está fazendo, a redução dos preços para incentivar as compras, porém nenhuma das outras empresas se pronunciou sobre isso até o momento.

Fonte: wccftech

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X